A visita do chefe do governo suíço a Tarcísio de Freitas
Suíça vai assinar acordos de cooperação com São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes

O presidente do Conselho Federal da Suíça, Guy Parmelin, visitará nesta terça-feira o Palácio dos Bandeirantes. Além de representantes governamentais, a comitiva vai contar com empresas suíças que atuam no Brasil. O governo de Tarcísio de Freitas deve assinar acordos de cooperação bilateral entre o estado de São Paulo e o país europeu. O conselheiro e o governador têm encontro marcado às 14h.
A Secretaria de Negócios Internacionais vai assinar um protocolo de intenções para colaborações em economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Já a InvestSP, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firma cooperação com a organização suíça para exportação e promoção de investimentos, Switzerland Global Enterprise.
Investimentos focados na transição energética interessam a comitiva suíça. Eles participam do “Fórum de Infraestrutura e Corrida para o Net-Zero em São Paulo”, quando vão ter acesso a projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas. Ainda ocorrem painéis para tratar de infraestrutura ferroviária, saneamento, energia e tecnologia limpa, com objetivo de atrair investimentos para os setores.
Além disso, a Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (Swisscam) deve aderir ao Acordo Ambiental São Paulo, e o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo se tornará Observador Internacional do tratado para ações mais sustentáveis.
Parmelin ainda visita a Fiesp, onde assina acordo entre a Swissnex e o Senai. Outras reuniões ocorrem na Fapesp, USP, Unesp e Unicamp. O conselheiro vai a Brasília na quarta-feira, onde deve se reunir com o vice-presidente Geraldo Alckmin e outros ministros. Há agendas programadas com Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).