A um mês da COP30, Lula diz que ninguém pode ensinar Brasil sobre clima
Petista atrelou uso de armamentos com agravamento da crise climática e criticou alto investimento global no setor em 2024

Participando de um evento sobre meio ambiente em Luziânia (GO), nesta quarta-feira, o presidente Lula afirmou que o Brasil não é “dono da verdade”, mas que ninguém pode dar lição ao país sobre questões climáticas.
“Ninguém pode dar lição ao Brasil sobre a questão do clima. Nós não somos os donos da verdade. Nós não sabemos tudo e não podemos tudo. Mas não tem ninguém fazendo mais do que nós, com a dedicação que nós estamos fazendo”, disse o petista.
Faltando pouco mais de um mês para a COP30, em Belém, Lula ainda criticou o alto investimento global em armamentos em 2024. Segundo o presidente, existem presidentes que não compreendem o impacto negativo do uso de armas no clima.
“Tem muito presidente que não tem noção de quanto gás de efeito estufa uma bomba solta no Planeta. Só para vocês terem noção: no ano passado foi investido 2,7 trilhões de dólares em armas. E você tem 760 milhões de pessoas que vão dormir toda noite sem ter o que comer. É esse mundo que nós temos que mudar”, declarou.
Na ocasião, Lula não citou nomes. Mas vale ressaltar que sob Donald Trump, com quem o brasileiro tenta uma aproximação para amenizar os efeitos do tarifaço sobre o Brasil, os Estados Unidos lideraram o investimento global em armamentos em 2024, com 997 bilhões de dólares aplicados no setor.