A nova previsão de lançamento da plataforma pública de streaming do MinC
Inicialmente, o Tela Brasil deveria estrear em novembro, mas passou para janeiro do ano que vem e, depois, para o primeiro trimestre
Com o lançamento inicialmente previsto para novembro deste ano, a prometida plataforma pública de streaming do Ministério da Cultura — batizada de Tela Brasil, como revelou o Radar em junho — só deverá estrear no primeiro trimestre de 2025. No começo do mês passado, ainda havia a expectativa de que ela fosse lançada em janeiro, mas fontes da pasta já descartam essa possibilidade.
O catálogo inicial do Tela Brasil terá tenha 447 obras audiovisuais, todas nacionais, que foram selecionadas em um edital ao custo de 4,2 milhões de reais. A chamada pública recebeu 1.580 inscrições e foi suplementada para licenciar 42 obras a mais, com investimento extra de aproximadamente 400.000 reais.
Os recursos destinados à seleção das obras serão distribuídos em 5.000 reais para cada uma dos 272 curtas-metragens escolhidos, 10.000 reais para 64 médias-metragens ou telefilmes e 20.000 reais para 111 longas-metragens. Os direitos de exibição serão licenciados por 48 meses, sem exclusividade, para o streaming.
Segundo o MinC, a Plataforma Pública de Acesso e Difusão de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros Sob Demanda visa democratizar o acesso às produções nacionais e fomentar o setor audiovisual brasileiro.
“A plataforma tem o princípio do acesso livre e democrático, garantindo a presença da pluralidade de linguagens, formatos e estéticas e o reconhecimento cultural de diversos grupos sociais, considerando o âmbito das questões de gênero, étnico-raciais e de acessibilidade”, diz o ministério.
O Tela Brasil foi desenvolvido pela Secretaria do Audiovisual do MinC em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e, recentemente, passou por testes de funcionamento para receber sugestões e críticas para o seu aprimoramento.
As obras audiovisuais terão, obrigatoriamente, as acessibilidades comunicacionais de inclusão de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e janela de Libras.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
Após Trump ameaçar invasão, Sheinbaum rebate e pede ‘coordenação’ México-EUA
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar







