Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A impressionante máquina de fazer dinheiro do Flamengo

Estratégia de negócio deve fazer rubro-negro carioca alcançar um faturamento bilionário em 2023

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h26 - Publicado em 1 set 2023, 12h01

Com 177 unidades, o Flamengo tem a maior rede de lojas oficiais de clubes de futebol do mundo. O número deve chegar a 180 até outubro. De Norte a Sul e em Orlando, nos Estados Unidos, os estabelecimentos faturaram mais de 294 milhões de reais, em 2022.

“A loja é uma ponta de lança do Flamengo longe do Rio de Janeiro”, diz o Vice-Presidente de Marketing, Gustavo Oliveira.

A estratégia começou a tomar corpo a partir da renegociação com o contrato da Adidas no ano passado. O rubro-negro conseguiu acrescentar outras marcas a linha de vestuário como Braziline, Reserva e Thug Nine e expandir o número de lojas.

“Como todos os produtos, são produtos licenciados, o Flamengo tem uma cadeia enorme de lojas que vendem e no licenciamento eu recebo royalties”, relata Oliveira. 

Com isso, o clube recebe um valor fixo pela franquia, mais a porcentagem dos produtos e aumentou, inclusive, as vendas de produtos Adidas, que chegaram a 1,6 milhão de peças.

Continua após a publicidade

“Isso foi uma decisão importante de ampliar o número de licenciados para oferecer mais produtos. Em 2018, quase 80% dos produtos oficiais eram vendidos pela Adidas. Hoje, você tem pouco mais de 50%”. 

O presidente do clube, Rodolfo Landim, diz que o modelo, com mais capilaridade, é um diferencial do clube carioca em relação às grandes equipes do mundo.

“Normalmente, eles têm uma ou duas lojas na cidade deles e mais umas nos aeroportos. É o modelo do Real Madrid, do Bayern de Munique. A gente tem 180”, afirma.

O crescimento orgânico da receita em marketing tem feito diferença nos cofres do rubro-negro carioca. Mesmo sem a premiação da Copa Libertadores, conquistada pela equipe no ano passado, o clube deve manter um faturamento bilionário. A estimativa neste ano é de faturar 1,2 bilhão de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.