A cartada de Tarcísio para reverter desgaste com tarifaço de Trump
Encarregado de Negócios do governo Trump, Gabriel Escobar terá conversa com pelo menos quinze empresários; encontro é articulado por Tarcísio de Freitas

Responsável pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o encarregado de Negócios do governo de Donald Trump, Gabriel Escobar, vai se reunir com o setor privado em São Paulo, nesta terça-feira, num encontro articulado por Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes.
São pelo menos quinze empresários paulistas convidados para a conversa marcada para ocorrer no mesmo horário em que Geraldo Alckmin comandará uma reunião sobre o tarifaço em Brasília. A informação foi confirmada ao Radar pela própria embaixada americana.
Ao lado de Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo vem sofrendo enorme desgaste por ter apoiado a sanção anunciada por Trump contra todo o setor produtivo brasileiro. Freitas governa o estado que será mais impactado pela tarifa de 50% sobre os produtos nacionais. Em vez de reagir contra a medida, ele comemorou o anúncio feito por Trump em defesa de Jair Bolsonaro e contra o STF. Agora, tenta reverter a crise.
Segundo interlocutores do governo de São Paulo, Escobar deve debater questões relacionadas ao tarifaço anunciado pelos Estados Unidos e tentar dar algum protagonismo a Freitas na resolução da crise.
“São Paulo é o estado com a maior concentração de investimento americano no Brasil. Ressaltamos que a embaixada promove os interesses das empresas americanas e a cooperação bilateral”, diz a diplomacia dos EUA.