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123milhas ocultou gastos com publicidade para pagar dividendo a acionistas

Por meio de manobras contábeis, grupo ocultou prejuízo e distribuiu ao menos 44 milhões de reais à família Madureira desde 2020

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 20h11 - Publicado em 10 nov 2023, 11h47

A 123milhas lançou mão de manobras contábeis para camuflar mais de um bilhão de reais em gastos com publicidade como ativo e, a partir de um lucro irreal, distribuir dividendos milionários aos seus acionistas. É o que conclui um laudo exigido pela Justiça para analisar a viabilidade de recuperação judicial do grupo.

Com um passivo total de 2,4 bilhões de reais, a 123 Viagens, a Art Viagens e a Novum buscam o socorro do Judiciário com 948 credores trabalhistas e 802.630 credores quirografários – em sua imensa maioria, consumidores lesados por promoções fraudulentas para a compra de passagens aéreas e hospedagens.

As empresas do grupo 123milhas gastaram pouco mais de um bilhão de reais em publicidade nos últimos anos. Contabilizaram os gastos como “investimento em formação de carteira”, em vez de lançá-los como despesas nas demonstrações financeiras. Se o tivessem feito, registrariam prejuízo em todos os exercícios e não poderiam distribuir dividendos.

Mas, com a manobra, entre 2020 e 2022, a 123 Viagens pagou 29,8 milhões de reais em dividendos para Cristiane Soares Madureira, Augusto Julio Soares Madureira, Ramiro Julio Soares Madureira e Tânia Silva Santos Madureira. E a Art Viagens distribuiu mais 14,5 milhões de reais em 2022 e 2023.

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