O salário sem precedentes que a Tesla propôs a Elon Musk
Fabricante de carros de alta tecnologia propôs pacote que pode chegar a US$ 1 trilhão ao longo de 10 anos — decisão será tomada por acionistas em novembro

O de cima sobe, o de baixo desce. Eu sei, é inusitado começar um texto numa coluna de tecnologia com citação de um clássico do axé dos anos 90, mas se liga aqui, que você vai entender: Elon Musk, que já é o homem mais rico do mundo, pode embolsar um pacote salarial de 1 trilhão de dólares.
Caso não tenha ficado claro, estamos falando de 5,4 trilhões de reais, destinados a uma única pessoa. É tanto dinheiro que nossa mente tem dificuldade de processar, então para ajudar vou contar que o PIB do estado de São Paulo é de 3,5 trilhões de reais. E aqui vivem 46 milhões de pessoas.
Não vou entrar no mérito da questão de merecimento, porque a meu ver não existe essa discussão. NINGUÉM merece, sozinho, receber 1 trilhão de dólares. Por mais riqueza que essa pessoa leve uma empresa a gerar. De qualquer maneira, é importante explicar como Musk pode ser o recipiente desse montante.
A Tesla propôs um novo pacote salarial que pode chegar a cerca de 1 trilhão de dólares ao longo de 10 anos. Ênfase no verbo “pode”, ok? Porque depende de ele atingir metas corporativas extremamente ambiciosas.
Para receber a totalidade do pacote, Musk terá de atingir marcos como:
- Elevar o valor de mercado da Tesla para 8,5 trilhões de dólares.
- Lançar 1 milhão de táxis autônomos e 1 milhão de robôs humanoides.
- Entregar um total de 20 milhões de veículos ao longo da próxima década.
- Crescer o lucro operacional (EBITDA) para 400 bilhões de dólares ao ano, ante pouco mais de 16 bilhões atualmente.
- Musk também precisa permanecer na Tesla por pelo menos 7 anos e meio para acessar qualquer parte do benefício e por 10 anos para receber o valor total.
Caso todas as metas sejam atingidas, Musk aumentaria sua participação acionária para até 25% da Tesla, ampliando seu poder de voto e controle sobre a empresa.
O pacote foi proposto após controvérsias e batalhas judiciais envolvendo remuneração anterior de Musk, que já havia sido cancelada por um tribunal em 2024.
Outra razão para falarmos aqui no condicional, caro leitor (ou seja, dizer que Musk PODE se tornar trilionário), é que a proposta ainda será votada. A decisão está prevista para a reunião anual dos acionistas, marcada para 6 de novembro.