ChatGPT Atlas: o que é, como funciona e por que usar
Navegador recém-lançado pela OpenAI integra inteligência artificial e pode mudar de vez a nossa maneira de usar a internet

Sempre que surge um novo navegador web, eu me sinto um pouco mais velho, porque sou da época do Netscape Navigator. Lembra? Bom, talvez não, beleza. Hoje estou me sentindo um pouco mais impactado pela passagem do tempo, porque não só surgiu outro navegador como ele é integrado com inteligência artificial. É o ChatGPT Atlas, que acaba de ser lançado pela Open AI, e tem potencial para fazer com o Chrome o que este fez com o Internet Explorer.
O que é ChatGPT Atlas?
Você acabou de ler na linha de cima (espero), mas repito: é o novo navegador da OpenAI, que integra o ChatGPT de maneira nativa em toda a experiência de navegação. Diferentemente dos navegadores tradicionais, o Atlas transforma o assistente de IA no núcleo do sistema, permitindo que o ChatGPT acompanhe o usuário por qualquer página da internet e interaja com o conteúdo de forma contextual e dinâmica.
Na prática, o que isso quer dizer?
Se você estiver lendo um texto extenso, pode acionar a IA na barra lateral e ela resume em segundos – favor não fazer isso com os MEUS textos, porque dá trabalho escrever, poxa! Também pode ajudar a comparar preços de produtos em lojas diferentes (aí, sim) e até ajudar no planejamento de viagens, no chamado Modo Agente—basta dar o comando para reservar uma passagem e o assistente pode executar todas as etapas, do início ao fim.
Vou usar uma comparação semitosca, mas que ajuda a explicar: lembra quando a Microsoft colocou no Word aquele boneco que tinha formato de Clipe e aparecia toda hora? É esse o princípio: ter um assistente que monitora seu uso das páginas e tenta facilitar a vida – claro, nesse processo vai colhendo dados sobre a sua vida, o que a gente vai ter que debater em algum momento que não este. Só que sem ser irritante como o clipezinho, que acho que todo mundo odiava e achava inconveniente.
O que o ChatGPT Atlas tem de diferente?
O navegador tem memória integrada, o que torna a IA mais útil ao longo do tempo, sugerindo ações com base no histórico e permitindo resgatar conteúdos visitados, tarefas inacabadas ou interesses passados.
Também cria experiência de uso personalizada, em que as sugestões e as buscas levam em conta não só o conteúdo presente, mas também o contexto do usuário, os sites logados, e as interações anteriores com o ChatGPT.
Onde achar e como usar o ChatGPT Atlas?
O navegador pode ser baixado oficialmente pelo site da OpenAI, no endereço chatgpt.com/atlas ou na seção dedicada ao navegador no site da empresa. No momento, o download está disponível apenas para computadores com macOS, mas a OpenAI já confirmou que versões para Windows, iOS e Android serão lançadas em breve.
O Atlas disponibiliza um botão (ou barra lateral) para acessar o ChatGPT a qualquer momento enquanto navega, permitindo consultas, resumos, revisões de texto e respostas contextuais baseadas na página aberta.
O navegador suporta abas, favoritos, extensões, modo anônimo e memória de navegação, guardando detalhes de sessões anteriores para ajudar no futuro—sempre de forma transparente e gerenciável pelo usuário.
Precisa pagar para usar?
Não, o que provavelmente significa que o produto somos nós mesmos, como de praxe na internet. Mas, de novo, volto ao tema no futuro. O produto foi lançado globalmente, com download e uso básico gratuitos para todos os usuários. Algumas funções avançadas, como o Modo Agent que permite automações e execução de tarefas pela IA, são liberadas somente para assinantes dos planos pagos Plus, Pro e Business do ChatGPT.