Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Professor: Assine VEJA por 9,90/mês
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Test drive é fator decisivo na compra de um carro eletrificado, diz estudo

Levantamento feito pela Webmotors Autoinsights aponta que economia, isenção de rodízio e sustentabilidade são fatores menos relevantes

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 out 2025, 08h00

muitos argumentos usados pela indústria para promover os carros elétricos e híbridos, como economia, preocupação com as emissões ou até benefícios, como isenção de rodízio. Mas na hora de decidir pela compra de um modelo eletrificado, o fator decisivo para os consumidores é o test drive. É o que mostra um levantamento inédito da Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, e apresentada em primeira mão no Pé na Estrada.

De acordo com o estudo feito pela plataforma, 44% dos entrevistados disseram que que o test drive foi o que despertou o interesse pela compra de um eletrificado. Ou seja, a experiência ao volante é fundamental. Na sequência, 21% disseram ter fechado a compra depois de ver o modelo ao vivo, 12% tomaram a decisão após ler conteúdo sobre a tecnologia nas redes sociais, e 8% depois de ler matérias em jornais ou revistas. Somente 1% disse ser impactado por propagandas de TV. E os outros argumentos todos, incluindo a sustentabilidade e a economia, somam 14%.

“O interesse do brasileiro pelos híbridos e elétricos tem crescido ano após ano e respondido aos investimentos das montadoras para ampliar seu portfólio de veículos com essa tecnologia. Neste contexto, identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, em comunicado divulgado à imprensa.

O levantamento também apontou os fatores que são considerados os principais diferenciais pelos compradores na hora de optar por um ou outro modelo eletrificado. A autonomia é o principal, apontada por 68% dos entrevistados, seguida por tecnologia avançada (50%), conforto e recursos do interior (48%), facilidade e economia na manutenção (44%), desempenho e aceleração (43%), design moderno e inovador (38%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (21%), e outros (7%).

O levantamento colheu mais de 1,3 mil respostas em abril de 2025 e conta com margem de erro de 4%.

Os dados são interessantes por apontar que alguns dos fatores mais comentados nas redes sociais, como a performance do veículo e sua aceleração, têm menos impacto na hora da compra do que informações práticas, como a autonomia, o conforto e as tecnologias que o modelo oferece. No uso diário, são elas que fazem com que o consumidor fique satisfeito com a compra.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 28% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.