Test drive é fator decisivo na compra de um carro eletrificado, diz estudo
Levantamento feito pela Webmotors Autoinsights aponta que economia, isenção de rodízio e sustentabilidade são fatores menos relevantes

Há muitos argumentos usados pela indústria para promover os carros elétricos e híbridos, como economia, preocupação com as emissões ou até benefícios, como isenção de rodízio. Mas na hora de decidir pela compra de um modelo eletrificado, o fator decisivo para os consumidores é o test drive. É o que mostra um levantamento inédito da Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, e apresentada em primeira mão no Pé na Estrada.
De acordo com o estudo feito pela plataforma, 44% dos entrevistados disseram que que o test drive foi o que despertou o interesse pela compra de um eletrificado. Ou seja, a experiência ao volante é fundamental. Na sequência, 21% disseram ter fechado a compra depois de ver o modelo ao vivo, 12% tomaram a decisão após ler conteúdo sobre a tecnologia nas redes sociais, e 8% depois de ler matérias em jornais ou revistas. Somente 1% disse ser impactado por propagandas de TV. E os outros argumentos todos, incluindo a sustentabilidade e a economia, somam 14%.
“O interesse do brasileiro pelos híbridos e elétricos tem crescido ano após ano e respondido aos investimentos das montadoras para ampliar seu portfólio de veículos com essa tecnologia. Neste contexto, identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, em comunicado divulgado à imprensa.
O levantamento também apontou os fatores que são considerados os principais diferenciais pelos compradores na hora de optar por um ou outro modelo eletrificado. A autonomia é o principal, apontada por 68% dos entrevistados, seguida por tecnologia avançada (50%), conforto e recursos do interior (48%), facilidade e economia na manutenção (44%), desempenho e aceleração (43%), design moderno e inovador (38%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (21%), e outros (7%).
O levantamento colheu mais de 1,3 mil respostas em abril de 2025 e conta com margem de erro de 4%.
Os dados são interessantes por apontar que alguns dos fatores mais comentados nas redes sociais, como a performance do veículo e sua aceleração, têm menos impacto na hora da compra do que informações práticas, como a autonomia, o conforto e as tecnologias que o modelo oferece. No uso diário, são elas que fazem com que o consumidor fique satisfeito com a compra.