Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Quinta maior montadora chinesa, GAC chega ao Brasil para ‘fazer diferença’

Empresa firmou acordo de cooperação técnica com universidades brasileiras, quer ter linha de produção local e promete carros eletrificados e à combustão

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 dez 2024, 17h27

A GAC Motors, quinta maior fabricante de carros da China, chegou oficialmente ao Brasil. Nesta quinta-feira, 5, Wei Haigang, presidente da GAC International, Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, e outros executivos da empresa participaram de uma cerimônia que oficializou o acordo de cooperação entre a companhia chinesa e três universidades brasileiras: Unicamp, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Catarina. A GAC anunciou que vai investir cerca de R$ 5 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos. “Queremos fazer a diferença na indústria automotiva brasileira”, disse Alex Zhou na apresentação oficial.

Além do acordo de cooperação técnica, que prevê a transferência de conhecimento técnico e científico, além da capacitação de profissionais brasileiros, a GAC vai produzir seus modelos aqui no Brasil. Em conversa com jornalistas, o presidente Wei Haigang afirmou que a fabricante ainda está dando os primeiros passos, mas que vai priorizar a busca por uma estrutura fabril já existente que possa ser adaptada. Além disso, já definiu que deve trazer entre quatro e seis modelos. O elétrico Aion S é um deles. O objetivo, a longo prazo, é ser a primeira montadora chinesa com uma linha completa de carros elétricos, híbridos e à combustão no Brasil, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Fundada oficialmente em 1997, mas com origens ainda mais antigas, a GAC é uma empresa com sede em Guangzhou, em Guangdong. Quinta maior fabricante da China, entregou 2,5 milhões de veículos em 2023. Hoje, ela trabalha com duas sub-marcas principais. A Trumpchi, comercializada apenas como GAC em mercados internacionais, concentra os modelos à combustão. Já a Aion é composta por modelos eletrificados. Há ainda a Hyptec, divisão da Aion voltada a modelos de luxo. Na China, a GAC ainda tem joint ventures com a Honda e a Toyota, produzindo os modelos das montadoras japonesas localmente.

Com a chegada oficial ao Brasil, a GAC se junta ao crescente contingente de montadoras chinesas com operações por aqui. JAC, BYD, GWM e Chery já tem atuação nacional, mas uma série de outras já anunciaram que vão trabalhar por aqui, e algumas já até mostraram alguns de seus modelos, como Zeekr, Neta, Omoda e Jaecoo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.