Brasil ganhará primeira edição limitada de picape em parceria com a NFL
Versão da Rampage, caminhonete intermediária da Ram, será limitada a 300 unidades e terá detalhes visuais que remetem à liga de futebol americano dos EUA

Celebrando a realização do segundo jogo da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, no Brasil nesta sexta-feira, 5, a Ram vai lançar uma edição especial e limitada da picape intermediária Rampage.
Trata-se da Rampage R/T, versão mais esportiva da caminhonete, que ganha detalhes visuais exclusivos, incluindo o escudo da NFL substituindo o logo R/T, um badge colorido em 3D nas portas, adesivo com o escudo no capô e bancos bordados com o escudo da liga de futebol americano, além de maçanetas pintadas em preto e acabamento esportivo, em black piano, no escapamento.
Serão apenas 300 unidades, sendo 90 na cor Prata Billet e 210 na cor Branco Pérola,q ue chegam oficialmente ao Brasil na segunda quinzena de outubro, mas já podem ser encomendadas nas concessionárias da marca. Ela custará R$ 275.690. Os compradores receberão ainda um kit com boné, copo térmico e cooler exclusivos com o logotipo da marca e da liga.
Segundo Vitor Bohnenberger, diretor de marketing de produto da RAM Brasil, a escolha da versão R/T está ligada à esportividade do modelo. “Por ser a única equipada com o motor Hurricane, é veloz como um wide receiver”, disse.
A Ram já lançou outras edições especiais no mercado brasileiro. As duas primeiras foram em 2021, ambas versões da 2500. Uma dedicada ao rodeio de Barretos (cujas 100 unidades foram vendidas em 18 horas) e uma em homenagem ao Quarto de Milha, raça de cavalo de corrida. No ano seguinte, a 3500 ganhou uma edição comemorativa em parceria com a série de TV Yellowstone. E em 2024 a Rampage Rebel, desenvolvida para o mercado brasileiro, ganhou a edição Ignition, versão de comemoração do primeiro aniversário do modelo, na cor laranja e com detalhes exclusivos.
Essa, no entanto, é a primeira vez que a NFL assina uma edição limitada de um carro. “Não foi um processo fácil”, disse André Turci, diretor de parcerias da NFL sobre a liberação da liga. “Mas fazemos um trabalho de mostrar que o brasileiro é criativo e pensa fora da caixinha”.
O mercado brasileiro é estratégico para as duas marcas. A Ram tem 1% de market share, mas está inserida em um nicho de luxo com poucos concorrentes e domina o setor de picapes full-size. Já para a NFL o Brasil representa o terceiro maior mercado global, atrás apenas de Estados Unidos e México. São mais de 40 milhões de pessoas que se dizem fãs do esporte no país.
A parceria não é apenas para o jogo no Brasil, mas para toda a temporada. Segundo Juliano Machado, vice-presidente da RAM para a América Latina, outras ativações serão feitas ao longo dos próximos meses. “São duas marcas icônicas dos Estados Unidos que têm muito a ver”, afirmou.
O jogo da NFL em São Paulo acontece nesta sexta-feira, 5, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. Será o primeiro jogo da temporada, entre Kansas City Chiefs, do astro Patrick Mahomes, e o Los Angeles Chargers. Ana Castela será responsável por cantar o hino nacional, e a colombiana Karol G vai se apresentar no intervalo. “É o puro suco do entretenimento que o esporte pode oferecer”, disse Turci.