‘Tropicalismo, bossa nova? Tô fora’: as frases sinceronas de Nana Caymmi
Uma das maiores vozes da música brasileira, cantora acumulou prestígio ao longo da carreira, e também é dona de frases marcantes

Morta nesta quarta-feira, 1, aos 84 anos, a cantora Nana Caymmi é celebrada na música brasileira por sua voz emblemática. Ao longo da carreira longeva, no entanto, a cantora também acumulou momentos controversos e frases sem filtros, que são até hoje lembradas como símbolo de sua sinceridade.
Em uma entrevista do Roda Viva, em 1993, a filha de Dorival Caymmi disparou contra produtores e gravadoras que tentavam moldar seu estilo à música do momento. “Se todo produtor que entrasse no estúdio, eu fosse fazer o que ele queria que eu fizesse, eu não teria a crítica especializada de música me enaltecendo tanto. Eu não teria o repertório que eu tenho hoje. Eu teria entrado no modismo, nos movimentos todos no Brasil, tropicalismo, bossa nova? Não. Estou fora!”, atestou ela na ocasião.
Na mesma entrevista para o Roda Viva, a cantora disse que as gravadoras costumavam mandar produtores para falar com ela. “A primeira coisa que as gravadoras fazem é mandar um produtor desavisado conversar comigo. Aí eu toco ele a tiro”, disparou ela durante a conversa exibida na TV Cultura.
Em uma outra entrevista, dessa vez a Folha de S. Paulo, defendeu seu voto em jair Bolsonaro e atacou colegas de profissão. “Agora vêm dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista. Gil, Caetano, Chico Buarque. Tudo chupador de pa* de Lula”, declarou ela em 2019.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial