Skowa, integrante do Trio Mocotó, morre aos 68 anos
O guitarrista, que fundou também a banda Skowa e a Máfia, foi um dos mais importantes artistas da black music brasileira
O guitarrista, arranjador e cantor Marco Antônio Gonçalves dos Santos, o Skowa, morreu nesta quinta-feira, 13, aos 68 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O músico estava internado em um hospital em Botucatu, no interior de São Paulo. Skowa era integrante do Trio Mocotó e da banda Skowa e a Máfia, além de um dos grandes expoentes da black music nacional.
Skowa começou a tocar profissionalmente em 1970, quando fundo o Clube do Choro em São Paulo. Fã de Jimi Hendrix, o guitarrista tocou com diversos músicos, como Jorge Ben Jor, até fundar sua própria banda. O grupo se separou no início dos anos 1990, mas a carreira rendeu hits como Atropelamento e Fuga e participações em diversos programas de auditório da época.
Em 2003 ele entrou para o Trio Mocotó no lugar de Fritz, o Escovão. A suingada batida do Trio, por exemplo, deu origem ao samba-rock e levou ao estrelato Jorge Ben Jor em meados dos anos 1960. O grupo se mantinha ativo até os dias de hoje e fez show recentemente no Sesc 24 de maio, em São Paulo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial