Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Redação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

São Paulo está no rol de cidades que mais ouvem banda criada por IA

O rock psicodélico — e artificial — do The Velvet Sundown tem feito sucesso no Spotify

Por Bárbara Bigas 9 jul 2025, 12h23

No mês passado, a internet foi tomada pelo sucesso repentino de uma banda de rock chamada The Velvet Sundown. Com músicas de rock psicodélico, com inspirações em Pink Floyd, a banda não tinha muitos atributos originais para fazer sucesso, exceto o fato de que é criada por inteligência artificial.

Uma nota publicada pela VEJA em 1º de julho registrava o número de 500.000 ouvintes que a banda conquistou pelo Spotify. Agora, a banda já acumula 1 milhão de ouvintes mensais na plataforma. São Paulo é a cidade que mais escuta a banda, com 15.108 ouvintes mensais. No top 5 estão também Sidney, Melbourne, Estocolmo e Londres.

De início, a falta de perfis dos integrantes nas redes sociais, bem como a inexistência de vídeos de shows e apresentações do quarteto fizeram os internautas se questionarem se a banda realmente existia. Além disso, as fotos publicadas no Instagram do The Velvet Sundown eram muito posadas e perfeitas, tal qual imagens geradas por IA.

A descrição da banda no Spotify reforça o acompanhamento humano na produção das músicas, mas revela que as faixas foram compostas e cantadas com o auxílio de inteligência artificial. Anteriormente, porém, não havia tal especificação: o texto reforçava apenas o caráter psicodélico das músicas. “Esta banda de quatro integrantes dobra o tempo, fundindo texturas psicodélicas dos anos 1970 com alt-pop cinematográfico e soul analógico etéreo. Formada pelo vocalista e feiticeiro do mellotron Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, o baixista-alquimista de sintetizadores Milo Rains e o percussionista de espírito livre Orion ‘Rio’ Del Mar, a banda parece uma alucinação na qual você quer permanecer perdido”, dizia a descrição. 

Continua após a publicidade

Ainda que exista, a informação só fica clara aos usuários que leem a tela do Spotify até o final e se interessam pela descrição — ou acompanham as notícias da banda pelas redes sociais — já que o aplicativo não possui um selo que alerta os ouvintes sobre músicas e podcasts gerados por IA.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.