Revelada a causa da morte de Ozzy Osbourne, aos 76 anos
Cantor vinha sofrendo de complicações de saúde e um diagnóstico debilitante de Parkinson

O atestado de óbito de Ozzy Osbourne, obtido pelo jornal americano The New York Times e registrado por sua filha Aimée Osbourne informa que a causa da morte do cantor foi um ataque cardíaco. O documento atesta ainda que, além do Parkinson — diagnóstico que o cantor tornou público em 2019 –, ele enfrentava uma doença arterial coronariana, que obstrui os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar o coração.
No dia de sua morte, em 22 de julho, a causa não havia sido divulgada. A hipótese predominante foi a de que a doença de Parkinson tinha se complicado ainda mais, uma vez que o cantor já vinha se debilitando pela doença. Nos últimos meses, Ozzy não conseguia mais andar e só ficava de pé na presença de algum apoio. Em seu último show, em 5 de julho, Ozzy teve de se apresentar sentado.
Osbourne primeiro descobriu um tremor não especificado em 1993 e divulgou o diagnóstico de Parkinson em 2020. Desde então, vivia com a saúde debilitada. Sua morte ocorreu pouco mais de duas semanas após seu último show, apresentado na cidade natal de Birmingham ao lado de convidados especiais como os demais membros do Black Sabbath e grandes bandas do metal atual — Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax e Mastodon. O evento ocorreu em um estádio de futebol e teve também transmissão paga na internet, o que elevou a arrecadação a 200 milhões de dólares e o consagrou como o show beneficente mais rentável da história. O valor foi destinado a dois hospitais infantis da Inglaterra e à caridade Cure Parkinson’s, dedicada a financiar pesquisas que buscam mitigar os sintomas e erradicar a doença.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial