Quem é Shaboozey, o cantor country americano que deu um tapa no racismo
Ao lado Beyoncé, músico foi o segundo artista negro a ocupar as paradas musicais do tradicional ritmo do país

Descendentes de nigerianos, Shaboozey, nome artístico de Collins Obinna Chibueze, se transformou nos últimos meses em um dos fenômenos do country ao atingir o topo da Billboard, com A Bar Song (Tipsy). Ao lado de Beyoncé, ele se tornou o segundo artista negro da história com uma música no primeiro lugar das paradas country e geral. O músico, aliás, participou da canção Spaghetti e Sweet Honey Buckiin, no novo álbum de Beyoncé, Cowboy Carter. No Brasil, a música de Shaboozey também está entre as mais tocadas, na sexta posição nas rádios brasileiras. No Spotify, a faixa já acumula 700 milhões de streaming.
O country surgiu entre a comunidade negra americanos, mas com o passar dos anos ele foi incorporado como parte indissociável da população branca no sul do país. O feito deve ser celebrado. Afinal, quando uma mulher negra, e agora, um homem negro, ocupam os primeiros lugares, além de tomarem as rédeas de um ritmo que surgiu com eles, também desafiam o preconceito que, tristemente, ainda existe por lá.
A prova é este novo disco, em que o artista propõe uma viagem pelo oeste americano. “Crescendo na Virgínia, a música era nossa maneira de falar verdades e encontrar alegria, e eu tentei capturar isso em cada faixa. É uma mistura de todas as minhas experiências, os altos, os baixos e tudo mais. Espero que, quando vocês ouvirem, sintam a mesma conexão e autenticidade. Não é apenas um álbum, é um pedaço da minha alma, e sou grato por compartilhá-lo com vocês”, já declarou Shaboozey.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial