Preta Gil anuncia data de viagem aos EUA para tratamento experimental
Após mais de dois anos de tratamento contra o câncer, cantora recorrerá a técnicas experimentais no Hemisfério Norte

A cantora Preta Gil utilizou o Instagram na noite desta quarta-feira, 7 de maio, para divulgar atualizações sobre sua batalha contra o câncer. Junto a um carrossel de imagens que a mostram acompanhada de Gilberto Gil, Flora Gil e mais familiares, além de amigos como Alcione, Carolina Dieckmann e Daniela Mercury, a artista escreveu: “Passei a última semana internada no Hospital Sírio-Libanês sob os cuidados da minha amada equipe médica! Já estou em casa e sempre cercada pelos meus amores”. Concluindo a postagem, Preta anunciou que, na próxima semana, começará uma nova etapa do tratamento nos Estados Unidos.
Preta não especificou quais serão os recursos aos quais recorrerá no país, mas já afirmou que lá encontrará “medicamentos novos, que estão em fase final de estudo”. Ela já havia comentado os planos de buscar tratamentos estrangeiros em entrevista ao Domingão com Huck de 31 de março, ocasião na qual se mostrou esperançosa, cravando que voltaria curada: “Tenho muita coisa para fazer aqui nessa vida, então me recuso a aceitar que se findou para mim agora. Ainda tenho uma caminhada”.
De acordo com a assessoria da cantora, a internação mais recente se deu por conta de exames de rotina. Ao voltar para casa, Preta foi recebida pelo pai, que dedicou outra publicação de Instagram a ela.
A saúde de Preta Gil
Diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023, Preta Gil declarou em dezembro do mesmo ano que chegara ao fim do tratamento. Seguindo o procedimento padrão para pacientes oncológicos, ela continuaria o acompanhamento da doença pelos próximos cinco anos, período no qual tumores podem reaparecer no corpo do paciente. Em agosto de 2024, Preta relatou que a doença tinha voltado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. “Fui fazer meus exames de rotina quando todos nós — eu, os médicos, família e amigos — fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, contou. Em dezembro de 2024, passou pela mais recente cirurgia — a eliminação dos tumores exigiu a retirada de parte do aparelho digestivo, do sistema linfático, a reconstrução do ureter e de um pedaço da bexiga e o uso definitivo de uma bolsa de colostomia. Em abril, ela passou 15 dias internada.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial