Por dentro da ‘The Eras’: Taylor Swift anuncia doc de turnê bilionária
Série documental do Disney+ mergulha nos bastidores da turnê mais rentável da história da música

Dez dias depois de lançar o álbum The Life of a Showgirl, Taylor Swift já tem mais um projeto na agenda. Nesta segunda-feira, 13, a popstar anunciou o lançamento de uma série documental que vai mergulhar nos bastidores da The Eras, giro bilionário que se tornou a turnê mais rentável da história da música.
Batizado de O Fim de Uma Era, o programa filmado durante a turnê terá seis episódios, e estreia no Disney+ a partir do dia 12 de dezembro, com os dois episódios iniciais — seguido de estreias semanais. “Queríamos relembrar cada momento que antecedeu o ápice do capítulo mais importante e intenso de nossas vidas, então permitimos que os cineastas capturassem essa turnê e todas as histórias que a acompanhavam à medida que ela se encerrava”, atestou a cantora, que também lançará na plataforma o último show da turnê na íntegra.
No trailer divulgado pela estrela, ela relaxa em uma banheira após o show, ainda imersa na adrenalina do palco. Sem conseguir ir para a cama, a popstar faz planos para assistir televisão e autografas cerca de 2.000 CDs, abrindo para o público os bastidores da mega turnê e da vida na estrada. Além dela e da equipe, nomes como Gracie Abrams, Sabrina Carpenter, Ed Sheeran, Florence Welch, o noivo Travis Kelce, amigos e familiares também aparecem na produção.
Os números da The Eras Tour
Entre março de 2023 e dezembro de 2024, a The Eras Tour rodou o mundo e ganhou status de fenômeno cultural, arrastando multidões e movimentando a economia. Nas cidades onde a cantora se apresentou, o número de passageiros no transporte público aumentou e a ocupação dos hotéis disparou, fenômeno chamado de “efeito Swift”.
Ao longo de 149 shows, realizados em quatro continentes durante um período de 21 meses, Taylor faturou mais de 2 bilhões de dólares (cerca de 12,6 bilhões de reais) em vendas de ingressos — número que a fez bater o recorde de turnê mais lucrativa da história. De acordo com a empresa que gerenciou a The Eras Tour, mais de 10 milhões de espectadores foram aos shows.
Além disso, graças ao sucesso comercial da série de shows, Taylor superou nomes como Rihanna, Beyoncé e Madonna e se tornou a cantora mais rica do mundo. Um relatório publicado pela revista Forbes no mês de outubro passado indica que a artista tem um patrimônio líquido avaliado em 1,6 bilhão de dólares (cerca de 9,7 bilhões de reais). Entre os elementos que compõem sua fortuna, estão os valores arrecadados com royalties e turnês, seu vasto catálogo musical e imóveis.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial