Perdeu, Grammy: Milton Nascimento será a estrela do Carnaval carioca
Cantor será homenageado pela Portela no Carnaval deste ano e também ganhará um documentário sobre sua última turnê

O desrespeito que Milton Nascimento, um dos maiores cantores brasileiros, sofreu no Grammy deste ano ao lhe ser negado uma cadeira nas mesas principais do evento, certamente foi uma tristeza, mas nem de longe conseguirá apagar as homenagens que ele receberá no Brasil este ano.
Felizmente, Milton receberá em 2025 grandes honrarias, a começar já em março, quando ele será tema da escola de samba Portela. Com 82 anos de idade e 60 de carreira, o cantor terá sua trajetória recontada na Marquês de Sapucaí, na primeira vez que a agremiação homenageará uma pessoa viva. Será também a primeira que alguém fora do panteão dos grandes sambistas da escola ganhará a honraria. O desfile encerrará o primeiro dia na Sapucaí com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol — Uma homenagem a Milton Nascimento.
O Carnaval nem bem terá acabado e em 20 de março, Milton Nascimento será tema de um revelador documentário, intitulado Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, com produção da Gullane+. O documentário acompanha a turnê de despedida do cantor, um dos maiores sucessos de público de 2022, e mostra como a música de Milton, simples e complexa, se tornou parte indissociável da cultura brasileira.
Como se vê, a despeito do desrespeito com o músico no Grammy, Milton terá muito o que celebrar no país. Como ele já cantava em Para Lennon e McCartney, canção crítica da influência estrangeira no Brasil: “Eu sou da América do Sul / Eu sei, vocês não vão saber”.