Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

O segredo de Anitta para emplacar hit no Top 10 mundial

Lançada no ano passado, a canção em espanhol 'Envolver' estourou neste mês graças a uma mãozinha da rede social TikTok

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2022, 16h49 - Publicado em 21 mar 2022, 11h41

Miley Cyrus dançou. Deborah Secco dançou. Até a Ana Maria Braga dançou. Assim como elas, milhões de pessoas estão dançando e ouvindo Envolver, a nova música em espanhol de Anitta. A coreografia, que consiste em fazer movimentos sensuais deitado no chão ganhou até nome: “El Paso de Anitta”. E se transformou no maior sucesso da cantora brasileira no exterior até o momento. No sábado, 19, Anitta fez história: tornou-se a primeira brasileira no Top 10 do Spotify Global, ocupando o 9º lugar. Nesta segunda-feira, o ritmo ascendente se manteve e ela pulou para a 6ª posição. Vale lembrar que outras músicas da cantora já haviam atingido o mesmo patamar, porém sempre em parceria com outros artistas. Esta é a primeira vez, portanto, que a brasileira ocupa o ranking com uma música solo.

Lançada em 11 de novembro de 2021, a música não era a principal aposta da cantora para bombar no exterior. Até então, as energias de Anitta estavam concentradas em divulgar Boys Don’t Cry, uma canção em inglês com guitarra, baixo e bateria, numa pegada de pop-punk. Mas a artista já disse em outras entrevistas ter uma persona diferente para cada mercado que quer dominar: americano, hispânico e brasileiro. Agora, soube tirar proveito da força que o reggaeton tem na América Latina e também nos Estados Unidos. O estouro, como sempre atualmente, foi forjado no TikTok. O desafio da dancinha “El Paso de Anitta” conquistou os usuários e botou a canção entre as mais tocadas. Para ter uma ideia do alcance da música, ontem, a faixa teve 2,63 milhões de execuções no Spotify, acumulando desde o lançamento 58,3 milhões de plays.

Embora o sucesso da música pareça algo repentino, trata-se de um resultado atingido quase que na base da tentativa e erro junto ao público estrangeiro. Nos últimos meses, Anitta lançou canções tão díspares quanto as personas que criou. Primeiro, ela lançou Me Gusta, em 2020, uma faixa com letras em inglês e espanhol, com elementos de pagode, funk e reggaeton. Depois veio Girl From Rio, uma música em inglês que misturava Garota de Ipanema em ritmo de trap e Bosa Nova. Em seguida foi a vez de Faking Love, outra faixa em inglês, desta vez numa linha pop mais parecida com Beyoncé e Rihanna. E, por fim, a já citada Boys Don’t Cry, um pop-rock comportadinho.

Anitta lançará em abril seu novo álbum, Girl From Rio, um apanhadão de todos os singles divulgados no exterior e por aqui nos últimos meses. Nas redes sociais, ela comentou em inglês o resultado. “Estou feliz e grata por sermos os 10 maiores do mundo. Se eu atingir isso de novo, ficarei feliz. Se não, eu ainda estarei feliz. Para sempre”, completou.

View this post on Instagram

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.