O que a passagem do Oasis pelo Brasil provou para fãs da banda
Dupla inglesa realizou os últimos dois shows de sua turnê de despedida no estádio Morumbis, em São Paulo
Neste final de semana, entre 22 e 23 de novembro, a dupla inglesa Oasis, nome incontornável do britpop dos anos 1990, realizou seu primeiro show no Brasil em 16 anos, período dentro do qual os irmãos Liam e Noel Gallagher brigaram e encerraram a colaboração profissional. A reconciliação veio a público em agosto de 2024 e resultou na turnê Oasis Live ‘25. Um ano depois, fãs respiraram aliviados e se regozijaram no estádio Morumbis, em São Paulo, ao testemunhar a harmonia fraterna restaurada, com direito a entrada triunfal da dupla de mãos dadas. Ali, ficou mais do que comprovado o que já parecia óbvio para qualquer admirador: os irmãos nunca deveriam ter se separado.
Pelo lado positivo, Liam e Noel não exibem sinais do cansaço de rockstars decadentes, apesar da passagem do tempo. Ambos são, claro, carrancudos, mas esbanjam energia invejável no palco. O primeiro, mais errático e fanfarrão, rasga um inglês marcado pelo sotaque forte de Manchester e anima a plateia com seu pandeiro e seus maracás — mais acessórios de estilo do que instrumentos. É ele quem pede que o público vire as costas ao palco e faça o “poznam” durante Cigarettes and Alcohol, uma tradição polonesa que envolve pulos e braços dados, e também é ele quem mais se aproxima da plateia para incitar berros, transformando espectadores que passam dos 40 anos em adolescentes fanáticos mais uma vez. Noel, por outro lado, é resguardado. Toca sua guitarra sem grandes firulas e, então, parece uma revelação novamente na hora de cantar as músicas que comanda. Quando escutou o público gritar seu nome em coro no show do dia 22, soltou um dos poucos sorrisos da ocasião. Mais tarde, entoou Don’t Look Back in Anger, um de seus maiores sucessos, com catarse de sobra.
Passados os dois shows, a turnê mundial chegou ao fim. Até o momento, a banda e seu agente, Alec McKinlay, garantem que não há chance de novo material ou de mais datas a serem marcadas. É uma pena, visto que o potencial da dupla continua lá, mas também sinal de respeito aos anos dourados. Após um hiato brusco e frustrante, os irmãos Gallagher puderam enfim presentear seu público com uma despedida digna.
A longa briga fraterna entre Liam e Noel Gallagher
A rixa entre os irmãos Gallagher começou antes mesmo da formação do Oasis: na adolescência, a dupla dividia um quarto na casa de seus pais, cenário que foi palco de inúmeras brigas. “Saí para beber quando tinha uns 15 anos e também fumei um baseado. Quando voltei, tudo estava girando e eu não consegui achar o interruptor de luz [do banheiro], então ur inei em cima do novo aparelho de som de Noel. Acho que ele ainda sente rancor”, contou Liam no documentário Oasis: Supersonic, de 2016. Para ele, o incidente foi o primeiro do que viria a ser uma série de conflitos com seu irmão.
Já meses antes do rompimento do grupo, Liam fundou uma linha de roupas chamada Pretty Green e presenteou os membros do Oasis com peças da marca que ainda não haviam sido lançadas. No entanto, Noel não gostou dos modelos e decidiu doar as roupas para uma instituição de caridade de Londres, atitude que enfureceu o irmão. “Fui direto para a loja de caridade e deixei as roupas na porta. Liam ficou maluco e disse: ‘Se você não queria, p**, deveria apenas ter dito que não queria, seu filho da p***’. As roupas estavam no manequim da loja um mês antes da linha ser lançada. Se a situação já estava difícil entre nós dois, aquele foi o começo do fim”, revelou Noel ao tabloide inglês The Sun em 2021. A separação foi oficializada em 28 de agosto de 2009, momentos antes de apresentação no festival Rock en Seine, em Paris.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF
Primo de Maria Fernanda Cândido é destaque em concurso que revelou Gisele







