O musical de sucesso que desafia política de Trump com estridência
Os produtores de 'Hamilton' cancelaram temporada do musical no Kennedy Center após expurgos do presidente na instituição

Os produtores do musical Hamilton, que havia programado uma temporada no Kennedy Center, em Washington, neste ano, afirmaram que as apresentações estão canceladas devido ao “recente expurgo feito pela Administração Trump de funcionários e eventos de artes cênicas no Kennedy Center ou originalmente produzidos por ele que vai contra tudo o que este centro cultural nacional representa”.
O produtor Jeffrey Seller afirmou em uma longa declaração que discordância política e debate são expressões vitais da democracia. “Esses conceitos de liberdade estão no cerne de Hamilton“, ele escreveu.
Após assumir o poder nos Estados Unidos, Donald Trump demitiu parte dos funcionários do Kennedy Center, como a presidente Deborah Rutter, o presidente do conselho, David Rubenstein. Segundo Seller, essas demissões, bem como o cancelamento de importantes eventos, estão partidarizando o Kennedy Center.
O espetáculo estava previsto para ser exibido entre 3 de março e 26 de abril deste ano. “Dadas essas ações recentes, nosso show simplesmente não pode, em sã consciência, participar e fazer parte dessa nova cultura que está sendo imposta ao Kennedy Center”, escreveu Seller.
Hamilton já havia sido exibido no Kennedy Center, em 2018, durante a primeira gestão de Trump. Em 2016, enquanto a peça estava sendo exibida na Broadway, em Nova York, os produtores e o elenco tiveram um embate com o vice-presidente eleito, Mike Pence. Durante uma apresentação, um ator dirigiu uma mensagem a Pence, que estava na plateia. “Nós, senhor, somos a América diversa que está alarmada e ansiosa que seu novo governo não nos protegerá”, disse o ator Brandon Victor.
Trump, que na ocasião era o presidente-eleito e, portanto, ainda não havia assumido oficialmente o governo durante seu primeiro mandato, exigiu um pedido de desculpas do elenco. “O teatro deve ser sempre um lugar seguro e especial. O elenco de Hamilton foi muito rude ontem à noite com um homem muito bom, Mike Pence. Peça desculpas!”, escreveu Trump no Twitter. “Nosso maravilhoso futuro VP Mike Pence foi assediado ontem à noite no teatro pelo elenco de Hamilton, com câmeras em chamas. Isso não deveria acontecer!”, continuou.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial