O impacto milionário na economia do Rio do show de Lady Gaga em Copacabana
Um estudo encomendado pela prefeitura do Rio estimou que a cidade deverá movimentar cerca de 600 milhões de reais

O show que a cantora Lady Gaga fará de graça na praia de Copacabana em 3 de maio deverá movimentar na economia da cidade cerca de 600 milhões de reais. É o que aponta um estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da prefeitura do Rio de Janeiro. Ao todo, a apresentação deverá atrair para a praia cerca de 1,6 milhão de pessoas. O bom resultado fez a prefeitura desenvolver um projeto anual para realizar shows semelhantes todo mês de maio em Copacabana, um período de baixa temporada.
Segundo o estudo, do total de 1,6 milhão de pessoas, cerca de 240.000 deverão ser só de turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. Com o incremento de turistas, há também aumento de diárias em hotéis, gastos em comércio, serviços, bares e restaurantes. O estudo aponta que o turista estrangeiro gasta cerca de 590 reais por dia na cidade. Já o gasto do turista nacional é apenas um pouco menor, de 515, 84 reais por dia. A estimativa de gasto do morador do Rio de Janeiro e da região metropolitana é de 133,60. O estudo levou em consideração também o tempo de permanência dos turistas na cidade, sendo quatro dias para os estrangeiros e três para os nacionais.
No ano passado, quando o show da Madonna foi realizado também gratuitamente na praia de Copacabana, o impacto econômico na cidade foi de 469,4 milhões de reais.