O erro gramatical de Raul Seixas no hit ‘Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás’
Composta em parceria com Paulo Coelho, a música foi um dos maiores sucessos do roqueiro brasileiro

Raul Seixas nasceu 80 anos atrás ou há 80 anos em 28 de junho de 1945 e não há dez mil anos atrás. A clássica canção Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás escrita em parceria com Paulo Coelho, portanto, atenta contra a norma culta, com redundância e erro gramatical.
O correto é “eu nasci há dez mil anos” ou “eu nasci dez mil anos atrás”. A redundância ocorre porque ao utilizar “há” se torna desnecessário reforçar a informação com “atrás”.
É claro que, oralmente, é comum as pessoas cometerem o deslize, mas não é a maneira correta na normal culta. Por outro lado, na música, se os compositores tirassem o “há” e o “atrás” da frase, a métrica e a rima ficariam prejudicadas e certamente eles teriam que fazer ajustes nos outros versos.
Para além da questão gramatical, há outro problema na música. Ela foi baseada em uma canção de domínio público americana intitulada I was born about 10,000 years ago, que em tradução literal seria Eu nasci aproximadamente 10.000 anos atrás, do cantor country Kelly Harrell, gravada nos anos 1920.