O dia em que Caetano gravou hit de Sergio Mallandro em ritmo de bossa nova
O curta-metragem nonsense 'Ópera do Mallandro', de 2007, contou com um grande elenco interpretando as músicas do humorista

Sabe quando você está numa mesa de bar e alguém solta um trocadilho bom demais para ser verdade e, daquela piada, alguém diz: “Imagine um filme assim?”. Pois em 2007, o cinema brasileiro ganhou a pérola Ópera do Mallandro, um curta-metragem de 20 minutos, produzido por Lázaro Ramos e direção de André Moraes, só com músicas do humorista Sérgio Mallandro. O título, claro, é uma evidente referência à obra-prima de Chico Buarque, Ópera do Malandro.
Para deixar a coisa ainda mais saborosa, o filme conta com um cover de Ele É Mallandro, feito por Caetano Veloso, em voz e violão em ritmo de bossa nova.
Mas, como levar a sério um filme como esse? Simples, convidar um grande elenco, além de grandes cantores, para interpretar as canções do humorista entremeadas por um enredo nonsense. O filme conta a história do menino Chico, interpretado por Michel Joelsas (o Mauro de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias) e de sua namoradinha, a Marieta (coinciência?), fã da banda de metal-farofa Twisted Sisters, que tem que escrever uma redação para a escola.
Em sua imaginação, ele encontra com os malandros da ópera de Chico Buarque, interpretados por Lázaro Ramos, Jair Oliveira, Thogun e Edimilson Barros, depois o menino tem que fugir de um insano Michael Jackson (Ângelo Paes Leme), enfrentar a temida Porta dos Desesperados (o famoso quadro do programa infantil do Sérgio Mallandro) adaptadas como banheiros químicos, e interagir com um mago vestido ao estilo de Sidney Magal (Lúcio Mauro Filho), para terminar a loucura em uma bizarra festa com Fofão e Bozo. O elenco conta ainda com a dublagem de Wagner Moura, e Luciano Szafir, como o pai do Chico.
A trilha sonora é formada pelas músicas Vem Fazer Glu Glu, Bilu Teteia, Farofa-fá, Conheci Um Capeta em Forma de Guri e Ele É Mallandro, todas interpretadas por um grande elenco, como o já citado Caetano Veloso, SIdney Magal, Jair Oliveira e Luciana Mello. Que loucura.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial