O desabafo de Daniela Mercury após Claudia Leitte trocar orixá por Jesus
Sem mencionar a colega cantora, Daniela disse que os orixás estão em seu repertório desde sempre

A cantora Daniela Mercury deu sua opinião sobre uma recente polêmica envolvendo a cantora Claudia Leitte, que trocou Iemanjá em uma letra de música por Yeshua (Jesus) na música Caranguejo durante um show em Salvador. Durante uma entrevista coletiva no último sábado, 21, para celebrar os 40 anos de carreira, Daniela afirmou que só poderia falar por si, mas defendeu as músicas com letras sobre orixás e que falam das religiões de matriz africana. Na nova versão, Claudia substituiu o”Saudando a rainha Iemanjá” por “Eu canto meu rei Yeshua”, nome de Jesus em hebraico.
“Eu sou apaixonada desde criança pelos orixás, como cultura da minha cidade. Então, eu canto eles mais que todo mundo aqui. Eu procuro músicas com orixás para cantar”, disse Daniela Mercury. “Eu fico muito feliz de ser regional, de ser baiana, de ser do candomblé. Eu não sou a Cinderela, nem a Bela Adormecida. Sou de orixá”.
A mudança na letra que Claudia Leitte fez poderá causar até problemas da cantora na Justiça. Recentemente, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito para investigar um possível ato de racismo religioso cometido por ela. Após o momento viralizar nas redes sociais, o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) e a mãe de santo Jaciara Ribeiro formalizaram uma denúncia contra a cantora. Para eles, a alteração na letra é uma forma de discriminação contra religiões de matriz africana. O caso está sendo apurado pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial