O álbum silencioso lançado por 1.000 artistas em protesto contra a IA
Kate Bush, Damon Albarn, Annie Lennox, Jamiroquai, entre outros estão entre os músicos que apoiaram a inciativa

Mais de 1.000 músicos lançaram nesta terça-feira o álbum Is This What We Want?, com doze faixas contendo somente barulhos de máquinas. O disco foi a maneira que artistas como Annie Lennox, Damon Albarn, Kate Bush e muitos outros encontraram para protestar contra uma regulamentação no Reino Unido que permite o uso por empresas de tecnologia de trabalho protegido por direitos autorais para o treinamento de inteligências artificiais. O regulamento, no entanto, dá poder aos músicos para negarem que seus trabalhos sejam usados, mas a negativa precisa ser proativa, do contrário, o entendimento seria o de que as empresas estariam autorizadas a usar os trabalhos.
O título das doze faixas do disco forma a frase: The British Government Must Not Legalise Music Theft To Benefit AI Companies que na tradução significa O governo britânico não pode legalizar o roubo de música em benefício das empresas de AI. “Na música do futuro, nossas vozes não serão ouvidas?”, escreveu Kate Bush. O lucro com a reprodução do álbum será doado para instituições de caridades que ajudam músicos.
O lançamento do álbum ocorreu com o fim do prazo de consulta pública do governo sobre a mudança na lei de direitos autorais. Grandes jornais britânicos, como o The Guardian, também protestaram publicando manchetes sobre o tema. Em uma reportagem do periódico, há uma carta assinada por escritores dizendo que “as propostas representam uma doação generalizada de direitos e renda dos setores criativos do Reino Unido para as Big Techs.”
Artistas como Paul McCartney, Elton John, Björn Ulvaeus, do Abba, estão entre os músicos que pediram proteção contra o uso de seus trabalhos.