Marília Mendonça, 30 anos: O projeto mais ousado da rainha da sofrência
Cantora morreu aos 26 anos em 5 de novembro de 2021, deixando um legado inestimável

Marília Mendonça completaria 30 anos nesta terça-feira, 22, e deixou um grande legado na música. Em poucos anos de carreira, a cantora sertaneja conquistou um sucesso meteórico, batendo vários recordes no streaming com seus hits Infiel e Eu Sei de Cor, que ajudaram a criar o Feminejo, e ainda lançou um projeto ousado antes de morrer precocemente em 5 de novembro de 2021 em um acidente aéreo: a turnê Todos os Cantos.
Rainha da sofrência, como era conhecida, Marília tinha apenas 26 anos quando sua vida chegou ao fim, mas seu legado como uma das maiores compositoras e cantoras do Brasil é inestimável. No projeto ousado iniciado em 2018, a goiana tinha a intenção de percorrer o Brasil fazendo shows gratuitos para seus fãs, passando por 27 capitais do país — e ela provou sua força popular.
A ideia era simples: ela avisaria de surpresa em suas redes sociais que iria fazer show grátis em alguma capital e montava um palco itinerante para cantar. De quebra, em cada cidade ela cantaria uma música inédita que, mais tarde, seriam incluídas em um álbum homônimo. Todos os shows lotaram, com destaque para a apresentação de Belo Horizonte. Com uma previsão de atrair 15 000 pessoas, o show atraiu mais do que o triplo disso. Cerca de 50 000 surgiram no local, pegando os organizadores e a polícia de surpresa, causando uma tremenda confusão na capital mineira. Ao todo, os shows reuniram 1 milhão de pessoas.
Algumas cidades acabaram não realizando shows de Marília pois, segundo a própria, políticos locais não permitiram — apesar do potencial de aquecimento do turismo nas regiões. “O projeto Todos os Cantos é feito todo de boas intenções, pena que não é valorizado por quem mais deveria valorizar: os próprios líderes da cidade e de estado que têm sua casa exposta e valorizada pro mundo todo e sem incentivozinho, hein? Difícil!”, desabafou Marília no Twitter à época, aludindo a um suposto desvio de verba de shows pagos com dinheiro público.
Em fevereiro de 2019, Marília lançou o primeiro volume do projeto, o Todos os Cantos – Vol.1, com 12 faixas inéditas, incluindo Ciumeira, Sem Sal, Bebi Liguei e Bem Pior que Eu — e este lhe rendeu o Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja. Em maio daquele ano, o volume 2 saiu com outros hits, como Todo Mundo Vai Sofrer, Serenata e Apaixonadinha. Já o terceiro volume foi lançado em agosto, com Supera, Abandono de Incapaz e Intenção.
A turnê virou uma série documental do Globoplay que mostra parte das apresentações e bastidores de Todos os Cantos.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial