Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Fafá de Belém dispara contra o Rock in Rio: “Da porta para fora”

Cantora questionou a falta de artistas da Região Norte no Dia Brasil do festival fluminense

Por Mariana Carneiro Atualizado em 9 Maio 2024, 11h50 - Publicado em 30 abr 2024, 15h23

Fafá de Belém usou as redes sociais para questionar a falta de artistas da Região Norte no Dia Brasil do Rock in Rio. Os organizadores do festival revelaram na segunda-feira, 29, que o penúltimo dia do evento — marcado para sábado, 21 de setembro será dedicado aos ritmos nacionais e contará com uma programação exclusivamente nacional.

“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país?”, desabafou a cantora, que em seguida cobrou a presença de nomes como Dona Onete, Gaby Amarantos e Joelma na programação do festival. “O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta para fora”, afirmou.

Fafá de Belém também se incomodou com a ausência de ritmos do Norte entre os estilos musicais homenageados pelo Rock in Rio. “Onde está o carimbó, o siriá, o boi-bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, Gangue do Eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinambá), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajós, Kaê Guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indígenas, e tantos outros que levam a cultura do Norte no seu sangue e na sua vida?”, indagou. “Mais uma vez nos provam que o Norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!”, finalizou a paraense. Confira a publicação na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fafá de Belém (@fafadbelem)

Celebridades da região Norte do país ecoaram a fala da cantora nos comentários da postagem. Uma delas foi Joelma, citada por Fafá de Belém na publicação: “Não vão nos apagar. O Norte também faz parte da cultura brasileira”, escreveu. “Fizemos um trabalho tão bonito de levar a Amazônia pro Rock in Rio em 2022, na NAVE, com artistas não só do Pará, de todos os estados da região Norte. Não entendo como ainda repetem essa exclusão da música do Norte como se não fôssemos música brasileira. É muito triste”, comentou a cantora Aíla. Presente nas edições de 2019 e 2022 do festival, o palco NAVE apresentava uma programação composta totalmente por nomes da Região Norte do país.

Sobre o caso, os organizadores do Rock in Rio se pronunciaram em nota oficial. Leia a íntegra a seguir:

Continua após a publicidade

“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Susnet, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco.”

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.