De Bolsonaro a bate-boca em família: as polêmicas de Nana Caymmi
Ao longo de sessenta anos de carreira, a artista fez fama por sua sinceridade sem filtros e opiniões controversas

Morta na tarde desta quinta-feira 1º no Rio de Janeiro aos 84 anos, após uma longa e agonizante internação hospitalar, a cantora Nana Caymmi deixou como legado uma carreira de imenso sucesso e prestígio na MPB construída ao longo de mais de sessenta anos. Mas, na sua trajetória marcada por uma voz inconfundível e grandes interpretações de compositores nacionais, a artista vinda do venerando clã Caymmi não apenas destacou-se na música. Nana era famosa e assumidamente “desbocada”: da política na era da polarização às discussões em família, sua grande característica era uma sinceridade, digamos, contundente. Confira algumas de suas variadas polêmicas:
Defesa de Bolsonaro
Em 2019, Nana chocou o meio cultural — de orientação majoritariamente à esquerda e petista — ao expressar apoio de forma enfática ao então presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, ela fez críticas ácidas aos colegas Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, chamando-os de “comunistas”.
Farpas em família
Em meio à rusga por causa de Bolsonaro, sobrou também para sua sobrinha e também cantora Alice Caymmi. Após as duas se desentenderem publicamente, Alice disse não concordar com as opiniões políticas da tia e exigiu respeito. Mais recentemente, porém, a sobrinha fez as pazes com ela.
“Peitando” a indústria fonográfica
Purista do começo ao fim da carreira, Nana Caymmi não era de levar desaforo das gravadoras para casa. Em inúmeras ocasiões, enfrentou executivos e produtores que queriam fazê-la gravar discos “da moda”. “A primeira coisa que as gravadoras fazem é mandar um produtor desavisado conversar comigo. Aí eu toco ele a tiro”, disparou ela em entrevista
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial