Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Cópia? Novo disco de Camila Cabello é alvo de comparações com Charli XCX

Cantora cubana lançou 'C,XOXO' nas plataformas de streaming nesta sexta-feira, 28

Por Mariana Carneiro 28 jun 2024, 18h59

A cubana Camila Cabello ganhou notoriedade mundial com canções pop entrelaçadas por ritmos latinos. Descoberta no reality X-Factor em 2012 e alçada à fama ao formar o girl group Fifth Harmony no programa, ela despontou em carreira solo com a dançante Havana, em 2017, em que canta com saudade do lugar onde cresceu por cima de uma batida de salsa. Depois de repetir a fórmula por três álbuns — Camila (2018), Romance (2019) e Familia (2022), todos embebidos da influência latina —, Camila optou por uma reformulação completa, tanto sonora quanto estética, para o disco C,XOXO, que chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira, 28.

Ao longo de 14 faixas inéditas e 32 minutos de duração, a cantora flerta com o hip-hop, a eletrônica e o hyperpop, ritmo carregado de vocais distorcidos e produção exagerada. Mais ousado e provocativo que seus projetos anteriores, o disco traz uma série de duetos com rappers incensados, como Drake que aparece em duas faixas, Hot Uptown e Uuugly —, Lil Nas X, Playboi Carti e Yung Miami. No entanto, a nova persona de Camila não passou imune às comparações com outros artistas. Fãs apontaram semelhanças entre a cubana e Charli XCX, inglesa que fez barulho com o recém-­lançado álbum Brat — seja nas referências estéticas muito parecidas, a sonoridade do álbum e até mesmo a semelhança na capa dos discos: o uso de uma fonte simples com um fundo de uma cor só. 

A busca por paralelos entre as duas cantoras teve início em março deste ano, quando Camila divulgou uma prévia de seu álbum nas redes sociais. No vídeo, ela coloca a cabeça para fora de um carro em movimento enquanto canta I Luv It, primeiro single do disco. Alguns internautas apontaram similaridades entre a faixa, que tem um refrão simples e repetitivo, e I Got It, canção de Charli XCX lançada em 2017 com as mesmas características. A estrela do Reino Unido não tardou a responder: no dia seguinte, publicou um vídeo em um carro, com uma roupa semelhante a de Camila, cantando sua própria música. Apesar da resposta irônica, Charli pareceu não se incomodar com as comparações. “Vamos lá, bagunça é divertido! Nada importa!”, disse em um tuíte, logo após a publicação do vídeo.

Confira as postagens:

@charlixcxlol♬ I Got It (feat. Brooke Candy, CupcakKe and Pabllo Vittar) – Charli xcx

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.