Como assistir no streaming ao documentário ‘Ritas’, sobre Rita Lee
Filme quebrou recorde de público para não ficção nos cinemas com a última entrevista concedida pela padroeira da liberdade

Após trajetória nas salas de cinema, o documentário Ritas já tem data para chegar ao streaming. A partir deste sábado, 9 de agosto, será possível conferir o longa que resume os 75 anos de vida de Rita Lee na plataforma Globoplay. Nele, está a última entrevista filmada com a padroeira da liberdade, assim como imagens de arquivo inéditas e um grande acervo, disponibilizado ao diretor Oswaldo Santana pela própria.
Em junho, o filme se tornou o documentário mais visto do ano, tendo atraído mais de 33,2 mil espectadores às salas de cinema segundo a distribuidora Biônica Filmes. O desempenho vai muito além do que é comum para tramas de não ficção no circuito nacional. O filme mostra o processo criativo da artista, seus shows e também entrevistas concedidas durante a carreira. Algumas cenas de Rita foram filmadas pela própria artista com seu celular, fazendo reflexões íntimas sobre vida e morte.
Além do documentário, Rita Lee ganhou também uma série documental na Max, intitulada Rita Lee: Mania de Você, na qual é revelada uma carta póstuma deixada pela artista para o viúvo, Roberto de Carvalho, e os três filhos. Os registros audiovisuais complementam as duas autobiografias que a cantora publicou e a peça Rita Lee – Uma Autobiografia Musical — sucesso de público que vem sendo apresentado pela atriz Mel Lisboa em temporadas esporádicas desde 2024.
Rita Lee morreu em 8 de maio de 2023 após dois anos de luta contra o câncer, que primeiro surgiu como um tumor no pulmão. Detalhes de seu cotidiano com a doença são revelados pela própria em Outra Autobiografia, publicada postumamente.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial