Como Anitta desbancou os sertanejos e Taylor Swift nas paradas musicais
A funkeira carioca assumiu a primeira posição do Spotify e tomou o lugar da cantora sertaneja Ana Castela
O novo álbum da cantora Anitta, Funk Generation, totalmente dedicado ao ritmo carioca, e cantado em português, espanhol e inglês, desbancou nessa semana o reinado dos sertanejos e de Taylor Swift nas paradas musicais. No Spotify, o disco alcançou o primeiro lugar nesta semana, tirando o posto de The Tortured Poets Department: The Antology. Na parada musical da Bilboard Brasil Artistas 25, Anitta finalmente desbancou Ana Castela, que ocupava o posto há 31 semanas. Em terceiro lugar está a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano.
Neste novo trabalho, a cantora decidiu investir exclusivamente no funk, visando apresentar o ritmo aos fãs estrangeiros. Já consolidada no mercado latino e tentando se firmar no mercado americano (ela foi indicada ao Grammy de Artista Revelação no ano passado), os últimos trabalhos da artista privilegiavam a música pop e o reggaeton. O trabalho contou, inclusive, com um funk proibidão, onde Anitta repete a palavra “fode” quase cinquenta vezes.
O trabalho, altamente dançante, é carregado de batidões e remetem aos áureos tempos da cantora na equipe Furacão 2000, celebrando o ritmo marginalizado no país. Entra na conta do sucesso da artista ainda a exposição que ela ganhou nos últimos dias ao fazer uma participação no show de Madonna na praia de Copacabana.
O sucesso do disco ao desbancar o sertanejo prova a força do funk carioca, nos últimos anos relegado ao estado do Rio de Janeiro, e que com Anitta volta a ser ouvido no restante do país.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial