Com brasileiros indicados, MTV EMA é cancelado devido à guerra em Israel
Os organizadores da cerimônia europeia justificaram a decisão dizendo que não se trata de um momento de celebração e, sim, de luto
O MTV Europe Music Awards (EMA) deste ano foi cancelado devido aos conflitos em Israel. A premiação, que ocorreria em 5 de novembro no Paris Nord Villepinte, em Paris, tinha entre seus indicados os artistas brasileiros Anitta, Matuê, Anavitória, Kevin o Chris, Luísa Sonza e Manu Gavassi. A cantora Anitta ganhou neste ano o prêmio de Melhor Videoclipe Latino, do Video Music Awards (VMA), pela música Funk Rave, na premiação da MTV nos Estados Unidos.
Além deles, também disputavam os astros internacionais Taylor Swift, Olivia Rodrigo, SZA, David Guetta e Sabrina Carpenter, que deveriam fazer apresentações ao vivo durante a cerimônia. Por meio de nota oficial, a MTV informou que “este não parece ser um momento de celebração global (da música) e sim um momento de luto”.
Outra premiação deverá ocorrer na Europa também em novembro: o Grammy Latino. A premiação está prevista para ocorrer em 16 de novembro, em Sevilha, na Espanha, com vários brasileiros indicados, entre eles a cantora Simone, Carlinhos Brown, Attoxxa, Rachel Reis, Xênia França, Gabi Amarantos, Djavan, João Donato, Tiago Iorc, Chitãozinho & Xororó e muitos outros.
Leia o comunicado oficial:
“Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não seguir com o MTV EMA 2023 por precaução com os milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para realização desse show.
O MTV EMA é uma celebração global da música realizada anualmente, mas enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores em Israel e Gaza continuarem a se desenrolar, este não parece ser um momento de celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto.
Esperamos voltar novamente com o MTV EMA, em novembro de 2024.”