Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Aurora sai em defesa de músico acusado de gesto neonazista no Brasil

Cantora norueguesa se apresentou no Lollapalooza no domingo, quando baterista fez símbolo com as mãos

Por Amanda Capuano Atualizado em 28 mar 2023, 17h29 - Publicado em 28 mar 2023, 17h28

A cantora norueguesa Aurora saiu em defesa do baterista Sigmund Vestrheim, acusado nas redes sociais de fazer um gesto neonazista durante o show da cantora no domingo, 26, no Lollapalooza Brasil. Em uma postagem no Instagram, Aurora negou que o músico seja um supremacista. “Sigmund não é um defensor de opiniões malignas de extrema direita. Seus valores são o oposto disso. Ele é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci. A internet é muito boa em distorcer informações e divulgá-las de forma imprudente”, escreveu ela.

A polêmica surgiu depois que um usuário do Twitter flagrou Sigmund fazendo um gesto em que une o polegar ao indicador em um círculo, mantendo os outros três dedos em riste. Nos últimos anos, o símbolo é usado pela extrema direita como exaltação ao “poder branco” defendido por supremacistas. A acusação ainda expõe um desenho postado no Instagram do baterista em que uma suástica aparece pintada entre rostos e o número 777 — apropriado por grupos neonazistas e também presente no nome de usuário do baterista e em uma tatuagem no braço.

Com a repercussão, o músico usou as redes sociais para se defender das acusações, que chamou de “muito sérias e malucas”, e afirmou que fez o símbolo como um sinal de “ok/perfeito”. “Não tinha conhecimento de que este sinal significa outra coisa, algo negativo, e peço sinceras desculpas se fui mal interpretado e se acharam ofensivo”, escreveu ele. “O mesmo pode ser dito sobre o número 777, que é o nome de uma gravadora da Noruega à qual sou associado. Aqui, 777 quer dizer algo positivo como ‘sorte’, e não sabia que tinha um significado negativo em outros países”, complementou.

Quanto ao desenho com suásticas, o músico não negou sua autoria. Ao invés disso, justificou a ilustração dizendo que rabiscava uma série de “coisas idiotas” na época de escola. “Esse desenho em especial foi feito durante uma aula de história, e não significa nada. Foi apenas uma brincadeira feita por um jovem com um senso de humor sombrio. Eu sei que não é algo para brincar, e notei agora que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado no Instagram”, justificou ele.

Aurora reiterou que defende o respeito, a igualdade e a justiça, e afirmou não compactuar com preconceitos e discursos de ódio. “O racismo deve morrer. O nazismo deve morrer. O ódio deve acabar. E o amor deve prevalecer”, escreveu, complementando: “Mas devemos expor o ódio em sua verdadeira fonte e, portanto, me entristece ver tanta energia gasta em acusações erradas. Nada mudou”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.