A polêmica homenagem de Rod Stewart a Ozzy Osbourne feita com IA
Cantor britânico criou tributo em seu show ao vocalista do Black Sabbath; entenda

O cantor inglês Rod Stewart, de 80 anos, exibiu um vídeo gerado por inteligência artificial em show na Carolina da Norte, no sudeste dos Estados Unidos, como forma de homenagear o metaleiro Ozzy Osbourne, morto em 22 de julho aos 76 anos. A animação digital imagina o encontro do vocalista do Black Sabbath com outros colegas da indústria musical já mortos: Freddie Mercury, Kurt Cobain, Tina Turner, Michael Jackson, Amy Winehouse, Bob Marley, Tupac Shakur, Prince, Aaliyah, Janis Joplin, Whitney Houston e XXXTentacion, entre outros. Enquanto o vídeo era exibido nos telões da apresentação, ele cantava Forever Young, um de seus maiores sucessos.
Entre espectadores e perfis nas redes sociais, a iniciativa dividiu opiniões. Stewart vem dedicando a canção a Osbourne desde a morte do cantor de Crazy Train, mas a nova camada do tributo é vista como oportunista, desrespeitosa e insensível por parte do público, além de antiética devido ao uso do programa gerador de imagens. Segundo o veículo Charlotte Observer, o cantor ainda teria dito aos presentes: “Muitas dessas pessoas morreram por causa das drogas, mas eu ainda estou aqui”.
Logo após a morte de Osbourne, Stewart declarou seus pêsames via Instagram: “Tchau, tchau, Ozzy. Descanse bem, meu amigo. Te vejo no céu — mais tarde do que cedo”. O artista americano é quatro anos mais velho do que o colega morto e foi alçado à fama na mesma época que ele, entre os anos 1970 e 1980.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial