A plataforma de streaming que virou refúgio da geração Z
Estudo Culture Next mostra que empresa tem servido como antídoto contra abuso do uso de redes sociais
O Spotify divulga nesta terça-feira, 29, a sexta edição do Culture Next, relatório anual publicado pela plataforma de streaming musical que revela tendências globais de seus usuários. Nesta edição, um levantamento mostra que 70% de chamada geração Z no Brasil (pessoas entre 15 e 24 anos) têm usado o Spotify como refúgio contra o “doom-scrolling” — atividade de passar muito tempo olhando para o seu telefone ou computador lendo histórias de notícias ruins ou negativas nas redes sociais.
Ainda segundo a plataforma, as redes sociais têm provocado sentimentos de solidão e isolamento, e 73% da gen z brasileira acredita que as pessoas são mais solitárias atualmente do que uma década atrás. O que tem sido usado como antídoto contra isso são músicas e podcasts, que geram conexão online e até presencialmente. O estudo também aponta que 74% dos entrevistados assistiram a um concerto/show de música ao vivo no último ano; 37% participou de um show ao vivo ou gravação de um podcast; e 36% esteve em uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um vídeo podcast.
O relatório Culture Next usou uma pesquisa quantitativa global por meio da empresa de análise de dados Rep Data com 7.700 entrevistados em julho de 2024, com aproximadamente 500 respondentes de Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial