A disputa entre dois estados por trás da criação do Dia Nacional do Brega
Lei recém-sancionada por Lula revela luta por reconhecimento do brega enquanto ritmo paraense

Na última quarta-feira, 21, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei que faz do dia 14 de fevereiro o Dia Nacional do Brega. A data é também o dia do aniversário de Reginaldo Rossi, o Rei do Brega. O que parece uma simples homenagem ao cantor, no entanto, esconde uma rusga antiga entre dois estados brasileiros que disputam o título de estado detentor do gênero musical.
Rossi, além de ser um símbolo do brega, é natural de Recife, no Pernambuco, estado que recebeu o título de Capital Nacional do Brega em um projeto de lei de 2021, aprovado no último dia 13 na Comissão de Educação e Cultura do Senado. O próximo passo seria a sanção do presidente da República.
A decisão motivou o protesto de pessoas naturais do Pará e provocou discordâncias de membros do Senado como Beto Faro (PT-PA), que entrou com recurso e agora aguarda a matéria ser levada ao Plenário. “[…] A oficialização desse status ao ‘brega’ refletiu o compromisso do estado em proteger e promover uma das mais autênticas expressões culturais da Amazônia, exercida, massivamente, em especial, na cidade de Belém”, afirma Faro no recurso.
Em 2021, o brega foi reconhecido no Pará como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. Neste mesmo ano, o então prefeito de Recife, João Campos (PSB), sancionou uma lei que concedia ao movimento brega o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Artistas como o paraense DJ Dinho Tupinambá se posicionaram contra o PL. “Pessoal, a gente não pode deixar roubarem o nosso brega. Ele sempre foi nosso e temos como provar isso, nunca foi de lá [Recife]. Quem levou o Brega pra lá foi Jorge Reis em 1999, portanto, o Brega nunca foi de Recife! Eu sempre soube que Recife é capital do Frevo”, escreveu em uma publicação em seu Instagram.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial