A crítica de Billie Eilish a artistas como Taylor Swift e Rolling Stones
Sem citar nomes específicos, cantora lamentou que músicos lancem vários discos de vinil sem consciência ambiental
Billie Eilish criticou indiretamente artistas como Taylor Swift e a banda Rolling Stones pela prática de lançamento de diversas versões de discos de vinil de um mesmo álbum. Para a vencedora de dois Oscars de melhor trilha sonora, essa tática de marketing é gananciosa, é prejudicial ao meio-ambiente e parecida com o que acontece na franquia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. “Não consigo nem expressar o quanto isso é um desperdício. Acho muito frustrante ser alguém que se esforça para ser sustentável e faz o melhor que posso e tenta envolver todos na minha equipe para ser sustentável – e então são alguns dos maiores artistas do mundo fazendo 40 artistas diferentes embalagens de vinil que têm algo diferente e único apenas para que você continue comprando mais”, declarou a cantora de 22 anos à Billboard.
Os Rolling Stones lançaram 43 versões de vinil do disco Hackney Diamonds em 2023. Taylor Swift tem adotado a prática de vinis em seus lançamentos recentes. Midnights, do ano passado, tinha quatro vinis de capas diferentes com a mesma lista de músicas. O próximo álbum da americana, The Tortured Poets Department, que será lançado em 19 de abril, terá quatro edições de vinil de cores diferentes, cada um com uma faixa bônus diferente e exclusiva — o intuito é incentivar os fãs swifties a comprar as quatro.
Billie Eilish também lança várias versões de vinil de um mesmo álbum, como aconteceu com Happier Than Ever em 2021, entretanto, a cantora se apoia no fato de que a obra foi fabricada com material 100% reciclado, feitos de restos de outros vinis e cana-de-açúcar — sem utilizar resina plástica como os novos. Para a irmã de Finneas, é irritante como artistas só se importam em ganhar dinheiro. Mãe da estrela musical, Maggie Baird estava ao lado dela durante a entrevista e sugeriu que a Billboard imponha limites aos artistas, já que a empresa é responsável pelas listas de músicas que dominam as paradas americanas.
A intérprete de What Was I Made For, canção de Barbie que venceu o Oscar 2024, visa proteger o meio-ambiente com medidas que vão de usar energia solar em seus shows, lançar poucos itens de merchandising, incentivar o consumo de alimentos vegetais e chegou a convencer a marca de luxo de Oscar de la Renta a abandonar o uso de peles em desfiles.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial