A banda que trouxe o heavy metal de volta ao topo da parada americana
Suecos da Ghost retomam colocação que antes pertenceu ao AC/DC com canções de inspiração sacra — mas deveras pagãs

A banda de rock Ghost conseguiu chegar ao primeiro lugar na Billboard 200, ranking que reúne os álbuns e EPs mais ouvidos nos Estados Unidos. O disco Skeletá, lançado em 25 de abril, conquistou tal feito após vender 86.000 discos na primeira semana desde seu lançamento, com 89% dessas vendas sendo de discos físicos, uma raridade. Fazia 4 anos desde a última vez que uma banda de rock aparecia nessa colocação: a última foi AC/DC com o disco Power Up em 2020. Atrás de Skeletá, aparece SOS, da cantora R&B SZA, e GNX, do rapper americano Kendrick Lamar.
Skeletá também teve a melhor semana em vendas de vinil para um álbum de hard rock desde 1991, ano em que esse dado passou a ser contabilizado pela Billboard.
Ghost é uma banda de origem sueca conhecida por ser regida por um Papa Emeritus — que a cada novo álbum assume a identidade de um novo Papa. Os demais músicos da banda se apresentam vestidos como sacerdotes. A banda faz releituras explícitas da Igreja Católica e de suas figuras principais, porém com uma interpretação mais obscura e pagã. Seus membros representam cinco elementos naturais: água, fogo, terra, ar e éter, considerados a base de tudo que existe.
A banda recentemente chamou atenção por proibir o uso de celulares em seus shows. Em sua nova turnê, que começou no mês de abril no Reino Unido, o grupo pediu aos fãs que colocassem seus aparelhos em um saco lacrado, que ficaria na posse dos próprios. Caso quisessem utilizar o aparelho, teriam de se dirigir a um ambiente diferente, onde o uso de celular é permitido.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial