Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sobrenome que virou verbo famoso

Eu malufo, tu malufas, ele malufa...

Por Ricardo Noblat Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 ago 2018, 12h30

O político cujo sobrenome deu origem a um novo verbo, sinônimo de roubo, finalmente sairá de cena. Infelizmente, tão cedo se poderá dizer que a cena que lhe deu origem sairá de cartaz.

Paulo Maluf é filho dileto de Adhemar de Barros, que como ele governou São Paulo e foi candidato a presidente da República. Barros ganhou fama como o político que “rouba, mas faz”.

Maluf fez muitas obras como prefeito e governador. E foi por meio delas, mas não só, que catapultou sua fortuna enquanto aprimorava o seu cinismo para jurar que sempre fora inocente. (Lembra alguém?)

Sua única contribuição positiva à vida pública do país foi ter servido de escada para que o mineiro Tancredo Neves se elegesse presidente da República, pondo fim à ditadura militar de 64.

Continua após a publicidade

Mesmo naquela ocasião, Maluf conspirou para abortar a vitória de Tancredo por meio de um novo golpe militar. Isso não o impediu de seguir disputando, ganhando e perdendo eleições.

Seu apoio em São Paulo foi cobiçado pela direita e pela esquerda. Candidato à reeleição, o então presidente Fernando Henrique Cardoso apareceu em gigantescos cartazes ao lado de Maluf.

Lula em pessoa deixou-se fotografar apertando a mão de Maluf em troca dos seus votos para eleger Fernando Haddad prefeito de São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.