
Em meio à quarentena, o saxofonista Joshua Redman anuncia o lançamento de um novo álbum, que promete ser a redenção da temporada. Depois de 26 anos, ele reedita o fantástico quarteto que gravou seu incensado álbum Moodswing, de 1994. A banda reúne Brad Mehldau, no piano; Christian McBride, no baixo e Brian Blade, na bateria. O grupo durou cerca de um ano e meio e os quatro nunca mais se haviam reunido, envolvidos, cada um, em seus projetos pessoais.
Filho do também saxofonista Dewey Redman, apesar de ter estudado clarineta e saxofone desde pequeno, Joshua não pretendia ser músico. Estudante brilhante, graduou-se, com láurea, em Estudos Sociais na Universidade de Harvard, em 1991. Por suas notas elevadas, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Direito em Yale, outra das mais prestigiosas universidades dos Estados Unidos.
Enquanto se preparava para o início do ano letivo, foi morar em Nova York, dividindo apartamento com jovens músicos acabados de formar na Berklee Schooll of Music. Seus amigos o levaram a tocar pelos clubes de jazz da cidade. Ao mesmo tempo, inscreveu-se no concurso da Fundação Thelonious Monk e acabou ganhando o primeiro lugar como saxofonista. A partir daí, desistiu da carreira de advogado e foi se dedicar à música.
Moodswing foi o terceiro álbum de carreira de Joshua Redman. Em seu quarteto estavam outros três jovens músicos, altamente promissores naquele momento. “Eles eram, sem dúvidas, os músicos mais talentosos e inovadores em seus instrumentos. Eu sabia da sorte que tinha em tê-los no meu grupo”, avalia Redman.
De fato, Brad Mehldau se tornou um dos pianistas mais influentes dos últimos anos. Um compositor brilhante, que levou o jazz a outro patamar, mesclando a ele as influências da música clássica. Christian McBride, é igualmente, um dos baixistas mais importantes de sua geração, ganhador de seis prêmios Grammy. E Brian Blade, além de conduzir sua própria banda, é um dos bateristas mais requisitados do jazz.
Os quatro músicos, contudo, nunca perderam o contato. Alguns chegaram a tocar juntos, em outros projetos, como Joshua Redman e Brad Mehldau, no álbum Nearness, que eles gravaram em 2016, com o tema Ornithology. Contudo, nunca haviam conseguido reunir todo o grupo, como agora.
“Eu sabia que isso iria acontecer, mas não sabia quando. Estávamos todos muito ocupados e precisávamos encontrar esse espaço em nossas agendas e em nosso desenvolvimento criativo”, explica Redman. Esse momento chegou e o quarteto voltou a reunir-se em estúdio para o álbum RoundAgain, que será lançado no dia 10 de julho. O disco traz sete novos temas escritos por Redman, dois de Mehldau, além de uma composição de Christian McBride e outra de Brian Blade.
Há poucos dias, a gravadora Nonesuch antecipou o lançamento com o vídeo de um dos temas do álbum Right Back Round Again.