
Bicho escorregadio, Peixe-bruxa é desprovido de esqueleto. Um dos espécimes que se safam dos perigos dos oceanos, encarando abusados, o Bruxa expele um muco que gruda nos brônquios do predador, matando por asfixia o inimigo.
Depois da luta, o peixe forma um nó com seu próprio corpo, literalmente limpa a área, e segue tranquilo. É feio, repulsivo, produz um litro de muco em menos de um segundo. Bolsonaro tem um espécime desses rodeando seu gabinete, seu governo, soltando muco. Aos poucos. Asfixia gradativa.
Para quem já declarou como inimigos (no seu dicionário não há adversários) João Doria e Luciano Huck, e agora Rodrigo Maia, o Capitão merece um inimigo dentro de casa. Seu Peixe-bruxa. Seu ministro da Justiça, com quem fez aliança antes de ser eleito. Depois do juiz Moro mandar prender o ex-presidente Lula.
O muco que Moro quer fazer grudar nos brônquios dos brasileiros é o lengalenga do combate à corrupção. Impressionante é que há quem acredite. Pesquisa Datafolha traz o ex-juiz Sergio Moro bem à frente do chefe na avaliação popular.
Não é difícil entender. Moro finge que não faz parte de um governo autoritário e retrógrado. É desrespeitado e desautorizado pelo chefe com frequência, se enrola no próprio corpo e segue em frente. Nariz empinado.
Repete a ladainha que a roubalheira no Brasil só tem a ver com a oposição. Os eleitores que disseram OK, eu acredito, não viram – ou não querem ver? – Moro jogando para baixo do tapete a corrupção que encontrou no Palácio do Planalto, os malfeitos que correram soltos na família Bolsonaro? Onde está a investigação do caso assessor Queiroz? Da mulher Michelle? Dos filhos Flávio e Eduardo?
Moro também não tomou conhecimento das denúncias contra seus colegas de governo?. Seis (dos 22) ministros de Bolsonaro respondem a ações judiciais, estão sendo investigados ou já foram denunciados. O ministro melhor avaliado de Bolsonaro não toma conhecimento desses falcatruas.
Nada na corrente de Bolsonaro, cresce como provável candidato a presidência em 2022, com formato de enguia, apetite de peixe grande. Saiba o Leitor que se o inimigo insistir em abocanhar o bicho, vai levar a pior: o muco é capaz de se expandir e o predador acaba morrendo por falta de ar. Ou falta de votos.
Mirian Guaraciaba é jornalista