Maquio ou maqueio? Ao cair no Carnaval, saiba conjugação correta do verbo
Apenas uma dessas formas é aceita em português; aprenda como não dar vexame ao se fantasiar para a folia

Fala, pessoas!
O Carnaval está chegando. Quem não vê a hora de aproveitar esse feriado? Confesso que não sou muito de ir para a rua, já que em Curitiba não temos essa tradição. Mas uma seguidora que gosta de curtir a data me fez uma pergunta intrigante enquanto se arrumava para ir a um dos blocos carnavalescos do qual iria participar: professor, qual é o correto — “Eu me maqueio ou me maquio”?
Em meio à preparação para os bloquinhos, essa questão linguística pode gerar muita confusão. É muito comum as pessoas entrarem em discussão para determinar como se usa ou se escreve a conjugação de um verbo. Talvez, num primeiro momento, o verbo “maquiar” pareça óbvio e simples, mas uma vogal pode causar uma dúvida imensa.
A forma correta é “Eu me maquio”. Por mais que “maqueio” soe familiar, essa forma não existe na norma-padrão da língua portuguesa.
A explicação está no radical do verbo “maquiar”, que é “maqui-“. Na conjugação, mantemos o “i” do radical, resultando em “maquio”. Fácil, né?
A dúvida entre as duas grafias pode acontecer, pois a sonoridade da letra “e” em algumas regiões do Brasil pode se aproximar do som do “i”, o que leva muitas pessoas a acreditarem que “maqueio” seria a forma correta. Mas lembre-se: a escrita segue a regra do radical.
Eu quero te trazer uma curiosidade aqui, que é a palavra “maquiagem”: veja que ela segue a mesma dinâmica de derivação do verbo, usando o “i” na sua construção, mas ela é um substantivo. Podemos escrevê-la de 3 formas: maquiagem, maquilagem e maquilhagem. Sim, as três formas são aceitas em língua portuguesa e significam a mesma coisa — todas são contempladas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP, porém as duas últimas (maquilagem e maquilhagem) têm seus usos mais comuns no português de Portugal.
Agora que você já sabe tudo sobre a conjugação do verbo “maquiar”, pode aproveitar o Carnaval sem medo de errar no português!
Não se esqueça de que toda terça-feira e toda quinta-feira posto um texto novo por aqui; se você está gostando, já compartilha o link da coluna com a família e todos os seus amigos.
Eu quero ver todo mundo maquiado para curtir o Carnaval!
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Me. Glaucia Dissenha
Revisão de Conteúdo: Prof. Me. Fernando Pestana