Fim de semana ou final de semana? Decifre um velho dilema do português
O que é correto ou errado nesse caso? Tire de vez suas dúvidas sobre uma questão que sempre aflige as pessoas

Fala, pessoas!
No texto de hoje, nós vamos discutir uma expressão que é motivo de brigas gigantes entre colegas de trabalho e até mesmo entre professores de língua portuguesa. Afinal de contas o correto é “fim de semana” ou “final de semana”? Qual das duas expressões é a correta? Tem algum erro em alguma delas?
Bom, provavelmente, você já deve ter lido por aí na internet essa discussão de que o correto deve ser “fim de semana”, já que “fim” é o contrário de “início” e se falamos “início de semana”, logo o correto é falar também “fim de semana”. Pois é, até pode ser, mas aí eu pergunto, e por que não pode ser “final de semana”? Alguém que já se deparou com essa questão por aí vai me responder de bate-pronto: “Ah, professor, porque final é contrário de inicial e não dizemos inicial de semana!”
A resposta parece lógica e simples, como a explicação que dei acima, mas daí não haveria um motivo para eu trazer essa questão aqui novamente. Essa lógica é quebrada por um fato que temos em nossa língua que poucos lembram e levam em consideração, que é a tal da substantivação. Esse fenômeno acontece quando colocamos um artigo (o, a, os, as, um, uma, uns, umas) diante de qualquer palavra da nossa língua e automaticamente as transformamos em substantivos.
Veja os exemplos abaixo:
I – Vou jantar muito na pizzaria hoje.
II – O jantar de hoje estava maravilhoso.
No primeiro exemplo, “jantar” é um verbo e funciona como ação da frase, agora, no segundo exemplo, ao colocar o artigo “o” na frente desse verbo eu o transformei em um substantivo que é o nome dado à refeição que foi comida. Isso também ocorre nas expressões “fim de semana” e “final de semana”.
A palavra “fim” já é um substantivo e naturalmente admite artigo antes, já a palavra “final” é, normalmente, um adjetivo e caracteriza outras palavras (mas vale ressaltar que inúmeros dicionários da língua portuguesa registram a palavra “final” também como substantivo).
III – O fim está próximo. (substantivo)
IV – Está chegando a época do exame final. (adjetivo)
Agora, levando em conta o que expliquei sobre o processo de substantivação, perceba que no uso da expressão “fim de semana” ou “final de semana” as duas funcionam como substantivos, exemplo:
V – Tenha um bom fim de semana. (fim = substantivo)
VI – Tenha um bom final de semana. (final = substantivo)
Nos dois casos, as duas expressões são antecedidas por artigo, e as duas palavras funcionam como substantivo e são caracterizadas pelo adjetivo “bom”. Então, a verdade é que as duas expressões, tanto “fim de semana” quanto “final de semana” servem para determinar o período de descanso semanal, normalmente, compreendido pelos dias de sexta-feira, sábado e domingo. É aquele velho caso do TANTO FAZ.
Logo, se você encontrar por aí textos ou pessoas que ainda perdem tempo discutindo se é “fim” ou se é “final” de semana, manda o link desta coluna aqui para que eles entendam de uma vez por todas.
No mais é isso, espero que esteja gostando dessa coluna que tem por finalidade deixar você com a língua portuguesa NA PONTA DA LÍNGUA.
Não se esqueça de que toda terça-feira e toda quinta-feira posto um texto novo por aqui; se você está gostando, já compartilha o link da coluna com a família e todos os seus amigos!
Um grande FIM ou FINAL de semana para todos!
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Me. Glaucia Dissenha
Revisão de Conteúdo: Prof. Me. Fernando Pestana