Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Mundialista

Por Vilma Gryzinski Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Se está no mapa, é interessante. Notícias comentadas sobre países, povos e personagens que interessam a participantes curiosos da comunidade global. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Mulher de presidente fica com presente caro? É o assunto dos sul-coreanos

Um pastor americano, muito ligado com a Coreia do Norte, filmou primeira-dama recebendo bolsa Dior durante audiência com ele

Por Vilma Gryzinski Atualizado em 8 Maio 2024, 16h38 - Publicado em 25 jan 2024, 07h40

Pele, cabelos, pescoço e silhueta da primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Keon-Hee deixam todo mundo de queixo caído quando sua idade é revelada: 51 anos, aparentando no mínimo vinte a menos.

Mas não é a aparência incrivelmente jovem da mulher do presidente Yoon Suk-Yeol que virou um dos assuntos mais comentados do país, mas sim o acessório no centro do “escândalo da bolsa Dior”.

O presente aparentemente foi uma armadilha. O autor: um pastor americano, Abraham Choi, que defende a reunificação das duas Coreias – uma posição, de forma geral, dos simpatizantes de esquerda. Choi já fez visitas à Coreia do Norte, o que só é possível, no regime mais fechado do mundo, para quem tem muita afinidade com seu líder, Kim Jong-Un.

O presidente atual é de direita apesar do nome do seu partido, o Popular Progressista, e segue uma linha mais dura em relação à metade do Norte.

Alguém duvida que Choi está sendo acusado de tramar uma conspiração política ao filmar secretamente, com uma câmara escondida no relógio, como nos antigos filmes de espionagem, o encontro em que presenteia a primeira-dama com a bolsa, que custa 2 250 dólares (antes dos impostos de importação)

Continua após a publicidade

O vídeo foi feito em setembro de 2022, mas começou a circular em novembro do ano passado, num site de esquerda. “Não traga presentes caros assim”, chega a dizer a primeira-dama quando o pastor lhe entrega uma sacola com o logotipo inconfundível.

Funcionários públicos e cônjuges não podem aceitar presentes do valor acima de 750 dólares, por unidade, ou no total anual de 2 200 dólares.

NOVA ORDEM

Quatro ex-presidentes sul-coreanos já cumpriram penas de prisão depois de deixar o cargo, um cometeu suicídio quando era investigado. A primeira mulher a ser eleita presidente, Park Geun-Hee, sofreu impeachment e foi condenada a 25 anos de prisão, sendo beneficiada por um perdão presidencial em 2022.

Continua após a publicidade

O pastor Choi disse que procurou a primeira-dama para tentar ter uma audiência com o presidente e demovê-lo da intransigência em relação à Coreia do Norte.

Obviamente, o grande risco para a península é o ditador comunista, com suas armas nucleares e declarações bombásticas que têm aumentado de tom, possivelmente aproveitando que as atenções estão concentradas da situação altamente inflamável do Oriente Médio.

O pequeno Kim também quer fundar uma “nova ordem mundial multipolar”, o mesmo jargão usado por governos que promovem o Sul Global, um pesadelo em que Rússia e China são as potências dominantes.

Continua após a publicidade

CAMPEÃ DE PLÁSTICAS

A Coreia do Sul fará eleições legislativas em abril e esta proximidade aumenta as tradicionalmente agitadíssimas tensões políticas. O país tem um sistema misto, com presidente e primeiro-ministro.

O presidente e a primeira-dama poderiam resolver o escândalo da bolsa Dior comprovando que o presente foi para o patrimônio público ou, na falta disso, pedindo desculpas.

Ao contrário da aparência de frágil bonequinha oriental e de propaganda ambulante da obsessão cosmética de tantas sul-coreanas, a mulher do presidente é uma empresária e acadêmica com experiência em controvérsias: já foi acusada de evasão fiscal, manipulação no mercado financeiro e plágio em sua tese de doutorado sobre design eletrônico.

Todo mundo quer saber seus segredos de beleza, especialmente no país recordista em cirurgias plásticas per capita, à frente dos Estados Unidos e do Brasil, mas talvez existam outras coisas mais importantes a ser reveladas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.