7 razões para fazer um curso fora
Conhecer um nova cultura, fazer novos amigos, investir na carreira ou buscar uma nova profissão são alguns dos motivos para estudar no exterior
Suas férias estão chegando, você tem um dinheirinho sobrando e tem um hobby que gostaria de aprofundar? Ou está pensando em investir em uma nova carreira? Decidiu que é hora de aprender um novo idioma? Ou apenas acha que está na hora de investir mais na carreira que escolheu?
Motivos para decidir fazer um curso de curta duração no exterior não faltam. E opções também não… Gastronomia na França, moda na Itália, fotografia na Inglaterra, cinema nos EUA, inglês ou francês no Canadá, design de joias na Itália, perfumaria na França, etc, etc e etc.
Fazer um curso fora é unir o útil ao agradável: aprender algo pelo qual você tem interesse e ainda por cima viajar. Quer coisa melhor?
Eu sou suspeita para falar do assunto… Já contei pra vocês que passei seis meses nos EUA depois de me formar na faculdade, né? Fiz um curso de extensão universitária (em jornalismo) em Washington DC e amei.
Agora escrevo para vocês de St Helena, pertinho de São Francisco, onde vim estudar mais uma vez. Agora por muito menos tempo (duas semanas) e para investir no meu hobby favorito: cozinhar.
Depois de visitar o Culinary Institute of America em setembro do ano passado, decidi que voltaria para fazer um curso. Acabei escolhendo três (ops!). Depois conto como foi em outro post.
O que quero dizer agora é que não importa sua idade, sua área de interesse ou quanto tempo você tem à disposição, estudar fora é sempre uma experiência muito legal. E enumero aqui as razões:
1. Aprender
Nunca é tarde para aprender. Nosso cérebro precisa estar sempre recebendo novos estímulos para se manter ativo. E nada melhor que aprender uma coisa nova para isso, não? Além de desenvolver uma nova habilidade ou se aprofundar em algum talento que você já tenha, você pode acabar descobrindo uma nova carreira, por exemplo.
2. Abrir seus horizontes
Às vezes a gente entra na rotina do dia a dia e não se dá conta de como o mundo é grande e de como as possibilidades são infinitas. Estudar fora significa não apenas aprender algo como viver como um local em outro país, mesmo que seja por uma semana. Conhecer uma nova cultura, ver as coisas de um jeito diferente, ganhar uma outra perspectiva.
3. Fazer amigos
As chances de você fazer novos amigos ao fazer um curso fora são enormes por um motivo bastante simples: interesse em comum. Não importa se seus colegas de classe são do Japão, do Paraguai ou da Irlanda, vocês estão todos naquele lugar por um mesmo motivo. Até hoje guardo grandes amigas do tempo em que estudei em Washington. Já fui visitá-las em seus países e elas já vieram me visitar no Brasil. Moramos longe mas mantivemos a amizade.
4. Sair da rotina
Acordar, malhar, correr para o trabalho, voltar para casa e começar tudo de novo. Meses e meses nesta rotina e às vezes não nos damos conta de como entramos no piloto automático e gastamos a maior parte da vida neste ciclo. Viajar é sempre uma maneira de dar uma freada na rotina e viver de uma maneira diferente, mesmo que por poucos dias. Comidas diferentes, lugares diferentes, pessoas diferentes, estímulos diferentes.
5. Alavancar sua carreira
Seja aprendendo um novo idioma ou fazendo um curso de especialização na sua área seu currículo irá agradecer o investimento. Qualquer empresa irá ficar satisfeita em saber que você investiu tempo e dinheiro para se aperfeiçoar na sua profissão e melhorar sua performance. Há algumas empresas, inclusive, que bancam os custos de um curso fora (ou parte deles). Consulte a sua para saber se este é seu caso. Se for, não perca tempo!! Ou, como falei antes, quem sabe você não acaba descobrindo uma nova profissão?
6. Investir em você
Nada melhor do que cuidar da gente. Muitas vezes, com a correria que nossa vida se transformou, a gente acaba esquecendo de fazer coisas que nos deixem felizes. Cuidamos dos filhos, dos pais, nos preocupamos com os amigos, marido, mulher, mas acabamos nos deixando de lado. Parar um pouco, descobrir o que a gente realmente gosta e usar nosso tempo nisso é uma coisa que deveríamos fazer com mais frequência.
7. Ganhar confiança e independência
Viver em um país diferente, falar outra língua, lidar com situações inusitadas, tudo isso faz parte do processo de estudar fora, mesmo que você não esteja fazendo um mestrado de dois anos. Claro que a intensidade vai ser outra, mas pelo menos um gostinho você vai ter. Tenho certeza que você voltará mais confiante e mais independente, mesmo que tenha ido fazer um curso sobre cervejas na Bélgica