Vencedor de Contos e Crônicas é desclassificado do Jabuti
O escritor carioca Sérgio Sant’Anna (Crédito: Agência O Globo) O livro Páginas sem Glória, do escritor carioca Sérgio Sant’Anna, anunciado como vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Contos e Crônicas nesta quinta, foi desclassificado após auditoria do Conselho Curador da premiação realizada nesta sexta-feira. Segundo deliberação do Conselho, o livro, lançado pela Companhia das […]
O livro Páginas sem Glória, do escritor carioca Sérgio Sant’Anna, anunciado como vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Contos e Crônicas nesta quinta, foi desclassificado após auditoria do Conselho Curador da premiação realizada nesta sexta-feira. Segundo deliberação do Conselho, o livro, lançado pela Companhia das Letras, não atende ao critério de ineditismo por já ter um texto publicado anteriormente. Com a decisão, fica com o prêmio o segundo classificado na categoria, o livro Diálogos Impossíveis, de Luiz Fernando Veríssimo, da Objetiva.
Leia também: Daniel Galera perde Jabuti para Evandro Affonso Ferreira
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara Brasileira do Livro, responsável pelo Jabuti, a desclassificação foi feita com base no item 2.1 do capítulo sobre as inscrições, que diz que “somente poderão concorrer as antologias compostas integralmente por textos inéditos publicados no Brasil”. O conto Entre as Linhas, de Páginas sem Glória, no entanto, já havia saído na antologia A Literatura Latino-Americana do Século XXI, organizada por Beatriz Resende e lançada pela editora Aeroplano em 2005.
Com a saída do livro de Sant’Anna do prêmio, a lista de classificados na categoria ficou da seguinte forma: Diálogos Impossíveis em 1º lugar; Aquela Água Toda, de João Anzanello Carrascoza, da Cosac Naify, em 2º lugar; e Cheiro de Chocolate e Outras Histórias, de Roniwalter Jatobá, da Editora Nova Alexandria, em 3º lugar.