Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Para presidente da CBL, investimento menor em leitura reflete queda de preços do setor

Karine Pansa, a presidente da Câmara Brasileira do Livro Em pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) entre 2002 e 2003, a parcela destinada à aquisição de livros, jornais e revistas correspondia a 5% do orçamento das famílias brasileiras. No biênio 2008-2009, a parcela diminuiu para 4%. Em valores absolutos, passou de 160 para […]

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 08h08 - Publicado em 14 ago 2012, 17h27

tarja-bienal-do-livro-original

Karine Pansa, a presidente da Câmara Brasileira do Livro

Em pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) entre 2002 e 2003, a parcela destinada à aquisição de livros, jornais e revistas correspondia a 5% do orçamento das famílias brasileiras. No biênio 2008-2009, a parcela diminuiu para 4%. Em valores absolutos, passou de 160 para 128 reais. Em debate realizado nesta terça-feira na Bienal do Livro de São Paulo, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, procurou minimizar a queda, afirmando que um dos principais motivos para a redução do investimento em leitura é a diminuição no preço dos livros.

Continua após a publicidade

Francisco Ednilson Gomes, presidente da ANL, concordou. “O interesse pelo livro cresceu e o mercado tem se esforçado para não aumentar os preços.” Segundo pesquisa realizada pela CBL em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2011, houve aumento de 7,2% na venda de exemplares, com relação ao ano de 2010. No mesmo período, o preço médio de obras gerais teve redução de 11,3%.

Para Gomes, no entanto, a leitura ainda precisa ser muito incentivada, por meio de ações que coloquem em evidência a importância das livrarias. Ele disse que a distribuição de livros didáticos feita diretamente em escolas é um obstáculo na criação do interesse de crianças e jovens por leitura, uma vez que eles perdem a oportunidade de visitar livrarias e conhecer outras obras.

Karine Pansa completou, dizendo que o incentivo não deve acabar aí. Professores e pais têm papel crucial no incentivo aos mais jovens, bem como grandes eventos, como a própria Bienal. Além disso, cabe ao governo parte dessa responsabilidade, por meio da promoção de campanhas para a formação de novos leitores.

Meire Kusumoto

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.