Para presidente da CBL, investimento menor em leitura reflete queda de preços do setor
Karine Pansa, a presidente da Câmara Brasileira do Livro Em pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) entre 2002 e 2003, a parcela destinada à aquisição de livros, jornais e revistas correspondia a 5% do orçamento das famílias brasileiras. No biênio 2008-2009, a parcela diminuiu para 4%. Em valores absolutos, passou de 160 para […]

Em pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) entre 2002 e 2003, a parcela destinada à aquisição de livros, jornais e revistas correspondia a 5% do orçamento das famílias brasileiras. No biênio 2008-2009, a parcela diminuiu para 4%. Em valores absolutos, passou de 160 para 128 reais. Em debate realizado nesta terça-feira na Bienal do Livro de São Paulo, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, procurou minimizar a queda, afirmando que um dos principais motivos para a redução do investimento em leitura é a diminuição no preço dos livros.
Francisco Ednilson Gomes, presidente da ANL, concordou. “O interesse pelo livro cresceu e o mercado tem se esforçado para não aumentar os preços.” Segundo pesquisa realizada pela CBL em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2011, houve aumento de 7,2% na venda de exemplares, com relação ao ano de 2010. No mesmo período, o preço médio de obras gerais teve redução de 11,3%.
Para Gomes, no entanto, a leitura ainda precisa ser muito incentivada, por meio de ações que coloquem em evidência a importância das livrarias. Ele disse que a distribuição de livros didáticos feita diretamente em escolas é um obstáculo na criação do interesse de crianças e jovens por leitura, uma vez que eles perdem a oportunidade de visitar livrarias e conhecer outras obras.
Karine Pansa completou, dizendo que o incentivo não deve acabar aí. Professores e pais têm papel crucial no incentivo aos mais jovens, bem como grandes eventos, como a própria Bienal. Além disso, cabe ao governo parte dessa responsabilidade, por meio da promoção de campanhas para a formação de novos leitores.
Meire Kusumoto