O escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão, 79 anos, venceu o Prêmio Machado de Assis em seu novo formato (a partir deste ano, o único a ser outorgado pela Academia Brasileira de Letras). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, mas o prêmio (300.000 reais e um certificado) só será entregue em 20 de julho, mesmo dia em que a ABL comemora 119 anos de fundação, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, na sede da organização, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Escritor Raduan Nassar vence Prêmio Camões
Loyola Brandão começou sua carreira literária em 1965 com o lançamento do livro de contos Depois do Sol. Autor de mais de trinta livros, teve obras traduzidas para várias línguas, entre elas o húngaro, o alemão e o coreano. Em 2008, venceu o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano com o romance O Menino que Vendia Palavras.
O vencedor foi escolhido em votação secreta pelos acadêmicos que fazem parte da ABL. Após o fim da votação, o presidente da Academia, Domício Proença Filho, afirmou: “A reformulação que resultou na concessão de um único prêmio, com o nome de Machado de Assis, objetiva conceder à láurea maior representatividade e relevância”.
Até 2015, a ABL concedia prêmios em diversas áreas (poesia, ficção, ensaio, literatura infanto-juvenil, tradução, cinema e História e Ciências Sociais).